Operações da FAB na Antártica são realizadas pelos C-130 e em breve serão função exclusiva dos KC-390
A Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou no último dia 14 de setembro os 40 anos do início das operações com o seus C-130 Hercules na Antártica. A missão pioneira de 1983 foi fundamental para o estabelecimento da missão antártica brasileira.
Uma cerimônia especial foi realizada na base aérea do Galeão e contou com a presença do chefe do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), o major-brigadeiro José Madureira Júnior e demais autoridades.
As operações no continente gelado são realizadas pelo Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, no Rio de Janeiro. A unidade cumpre um papel de grande destaque em apoio ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar), realizado sob o comando da Marinha do Brasil.
A Marinha do Brasil é reponsável também pela estação brasileira Comandante Ferraz, localizada na Ilha Rei George, na Antártica, e que reúne diversos cientistas que realizam uma infinidade de pesquisas. A base brasileira não tem pista para as aeronaves, obrigando a FAB utilizar a base chilena Eduardo Frei.
Atualmente a FAB realiza, em média, dez missões anuais na Antártica e enfrenta as mais diversas condições climáticas.
No período chamado verão antártico, são feitos o transporte pessoal, equipamentos e suprimentos a parir da base chilena. Já no inverno são procedidos os lançamentos de cargas direto na estação brasileira.
No ano passado, o KC-390 realizou sua primeira missão na Antártica e substituirá o C-130 Hercules nas missões do Proantar.
Atualmente, a FAB emprega seis unidades do KC-390 que estão dividios entre dois esquadrões, o Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro, e Esquadrão Zeus, localizado em Anápolis, Goiás.
Por André Magalhães
Publicado em 28/09/2023, às 12h30
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