Vídeo da FAB mostra detalhes dos bastidores da missão do KC-390 na Antártica
A Força Aérea Brasileira (FAB) postou um vídeo mostrando os bastidores da primeira operação do KC-390 Millennium na Antártica, em suporte ao programa antártico brasileiro. A missão de reabastecimento da estação Comandante Ferraz ocorreu entre o final do mês passado e começo de julho.
O vídeo conta com entrevistas de militares que realizaram diferentes trabalhos na operação, desde pilotos, até os mestres de cargas. Além disso, foi mostrado toda a logística necessária parao sucesso da missão que lançou suprimentos na estação antártica brasileira.
O KC-390 pertecente ao Primeiro Grupo de Aviação de Transporte, o Esquadrão Gordo, saiu do Rio de Janeiro no dia 27 de junho com 2.000kg de suprimentos para os militares e pesquisadores da estação brasileira Comandante Ferraz, localizada na Península Keller, na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George.
A primeira escala da missão ocorreu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, onde toda a tripulação recebeu roubas adequadas para o frio extremo que iriam enfrentar.
A segunda escala foi em Punta Arenas, no extremo sul do Chile. Neste ponto foram repassadas informações meteorológicas para a travessia do estreito de Drake, região entre a América do Sul e a Antártica, bem como o tempo no local de lançamento.
O KC-390 não pousou, apenas realizando o lançamento das cargas por meio de paraquedas, que foram recolhidos pelas equipes da Marinha do Brasil, que comandam a estação. Um dos detalhes mais importantes foi o uso dos sistemas de cálculo de lançamento do avião brasileiro, que pode processar uma série de dados para maximizar o sucesso de lançamento, que atinge a região planejada.
Esta missão inaugural iniciar o fim dos 39 anos de atividades do C-130 Hercules nas missões até a Antártica. O planejado é que o novo cargueiro da FAB substitua o vetereno Hercules nestas operações.
Atualmente, a FAB emprega cinco unidades do C-390 que são dividios entre dois esquadrões, o Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro, e Esquadrão Zeus, localizado em Anápolis, Goiás. Ao todo, a força aérea deverá operar entre 15 e 22 aeronaves.
Por André Magalhães
Publicado em 12/07/2022, às 08h10
+lidas