Após notificação da Pratt & Whitney, Latam inicia processo de remoção de apenas um motor da frota de Airbus A320neo
A Latam informou hoje (26), que será necessária a remoção de apenas um motor da frota de 18 Airbus A320neo utilizados pela companhia, após a Pratt & Whitney identificar um problema na produção dos motores PW1100.
Em resposta a AERO Magazine, a Latam afirma que "foi notificada pela Pratt & Whitney na última terça-feira (25/7) sobre a necessidade de inspeção em dois lotes de motores."
Entre os motores afetados do primeiro lote, a transportadora "possui apenas um motor de uma aeronave A320neo, que já está em processo de remoção para passar pela inspeção necessária."
Em relação ao segundo lote, a Latam aguarda a divulgação pela Pratt & Whitney dos números de séries afetados.
A companhia acrescenta que toda e qualquer ação tomada será realizada em coordenação com a fabricante e em cumprimento com as diretrizes da agência de aviação civil norte-americana (FAA), responsável pela certificação do PW1100.
A Latam é uma das principais clientes da Airbus na América do Sul, a companhia possui investimentos para mais de 100 aeronaves da família A320neo. A empresa selecionou os motores de nova geração, produzidos pela PW para equipar todos os seus novos aviões de fuselagem estreita.
O problema no motor que equipa o A320neo decorre de uma contaminação rara no pó metálico utilizado na produção de determinadas peças do equipamento. A ocorrência foi identificada no disco da turbina de alta pressão dos motores produzidos até o início de 2021.
Segundo a Pratt & Whitney, a contaminação exigirá inspeções "aceleradas" em cerca de 200 motores até meados de setembro, enquanto outros 1.000 motores serão verificados no prazo de doze meses.
Abaixo comunicado na íntrega da Latam:
A LATAM informa que foi notificada pela Pratt & Whitney na última terça-feira (25/7) sobre a necessidade de inspeção em dois lotes de motores PW1100. Entre os equipamentos afetados do primeiro lote, a companhia possui apenas um motor de uma aeronave A320Neo, que já está em processo de remoção para passar pela inspeção necessária.
Já referente ao segundo lote, a LATAM aguarda divulgação pela Pratt & Whitney sobre os números de série afetados. Toda e qualquer ação tomada pela LATAM acontece em total coordenação com a fabricante e em cumprimento com as diretrizes da FAA, autoridade americana e certificadora deste modelo do motor.
*Nota atualizada dia 07 de agosto de 2023, às 15h45
Por Wesley Lichmann
Publicado em 26/07/2023, às 19h52
+lidas