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Novo problema foi identificado nos motores do A320neo

Pratt & Whitney relatou contaminação no pó metálico utilizado na produção dos motores do Airbus A320neo


Mais de 1.000 motores da Pratt & Whitney serão inspecionados - Divulgação
Mais de 1.000 motores da Pratt & Whitney serão inspecionados - Divulgação

A empresa controladora da Pratt & Whitney, RTX Corp, anteriormente conhecida como Raytheon Technologies, relatou ontem (24) um novo problema identificado nos motores que equipam os aviões da família A320neo.

A Pratt & Whitney informou durante uma teleconferência de resultados trimestrais, que parte significativa de seus motores PW1100G-JM utilizados na frota da família A320neo precisarão de remoções e inspeções dentro dos próximos nove a doze meses.

O problema decorre de "uma condição rara no metal em pó usado para fabricar certas peças de motor exigirá inspeção acelerada da frota", disse a empresa, acrescentando que o erro não afeta os motores atualmente em produção e que continuará entregado novas peças e motores.

A contaminação no pó metálico foi identificada no disco da turbina de alta pressão nos motores produzidos entre 2015 até o início de 2021.

A fabricante exigirá inspeções "aceleradas" em cerca de 200 motores até meados de setembro, enquanto outros 1.000 motores serão verificados no prazo de doze meses.

A ocorrência é um novo desafio para as companhias aéreas, diante dos atrasos nas entregas de novos aviões e peças, em meio a crescente procura por viagens aéreas.

No Brasil, a Latam utiliza os motores produzidos pela Pratt & Whitney na frota de 13 A320neo. A transportadora sul-americana selecionou a nova geração Geared Turbo Fan (GTF) para equipar 100 jatos da família A320neo.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 25/07/2023, às 13h28


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