AERO Magazine
Busca

Segredo ... rival

F-35 tem peça fabricada na China

Liga metálica usada em peça do motor do caça F-35 é fabricada por empresas na China


Componente do F-35 era produzido com matéria-prima feita na China - Divulgação
Componente do F-35 era produzido com matéria-prima feita na China - Divulgação

A relevação que um componente do motor do caça F-35 Lightning II, o avançado do arsenal dos Estados Unidos, é produzido por empresas na China, levou a suspensão das entregas do avião.

O Pentágono, sede da defesa dos Estados Unidos, suspendeu temporariamente a entrega de novos aviões até verificar a gravidade do caso. A peça em específico é um ímã usado em um componente que fornece energia para a partida, feito com uma liga de cobalto e samário procedente justamente da China.

"O ímã não tem visibilidade ou acesso a nenhuma informação sensível do programa. O F-35 permanece seguro para o voo e estamos trabalhando com o DoD [Departamento de Defesa] para resolver o problema o mais rápido possível para retomar as entregas", publicou o site Defense News, relatando a nota da Lockheed Martin.

O componente é produzido pela norte-americana Honeywell International, que afirmou em nota que "continua comprometida em fornecer produtos de alta qualidade que atendam ou excedam todos os requisitos do contrato do cliente". Todavia, em nota não especificou os procedimentos para avaliar os fornecedores dos materiais usados em seus processos fabris.

Ainda foi comentado pela Lockheed Martin que os futuros imãs serão produzidos com matéria-prima produzida nos Estados Unidos.

Entretanto, não se sabe quando as entregas do moderno caça serão retomadas com a aprovação do Departamento de Defesa (DoD, na sigla em inglês). Também não foi apontado se haverá um recall dos atuais aviões em serviço.

A China e os Estados Unidos estão em lados opostos no meio geopolítico e militar, bem como ocupam o topo da lista de países com alto investimento no setor bélico, sobretudo no campo aeronáutico, onde ambos operam caças furtivos.

Ao longo de várias décadas a China se tornou um importante e poderoso fornecedor global de manufatura e matéria-prima, assim como ligas metálicas para diversos setores, incluindo militares, ao redor do mundo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 08/09/2022, às 10h30


Mais Notícias