AERO Magazine
Busca

Independência 200 Anos

Desfile da Independência trouxe novidades nos céus de Brasília

Fumaça no céu nas cores da bandeira nacional e o novo reabastecedor da FAB foram as novidades do desfile da Independência em Brasília


Última fez que a Esquadrilha usou fumaça colorida foi com T-27 Tucano - AERO Magazine/André Magalhães
Última fez que a Esquadrilha usou fumaça colorida foi com T-27 Tucano - AERO Magazine/André Magalhães

Neste 7 de Setembro, data que comemora-se o Bicentenário da Independência do Brasil, a Força Aérea Brasileira realizou uma apresentação inédita nos céus de Brasília.

A cerimônia ocorreu na Esplanada dos Ministérios e reuniu milhares de pessoas e contou com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, ministros, comandantes militares e demais convidados especiais, entre eles o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; o de Cabo Verde, José Maria Neves; e o de Guiné Bissau, Umaro Sissoco.

Às 9h foi dado o início ao desfile, com a Esquadrilha da Fumaça escrevendo no céu a frase: “Independência 200 anos”. Na sequência o time fez um dos atos de maior destaque do desfile, com o sobrevoo à baixa altura com uso de fumaça colorida, nas cores nacionais, algo que foi feito pela última fez ainda com os T-27 Tucano.

Desfile Aéreo

A parte aérea da cerimônia foi um dos pontos altos do eventos. Helicópteros do Exército Brasileiro e diversos aviões da FAB voaram em várias formações. A aviação do Exército apresentou os helicópteros HM-1 Pantera, HM-4 Jaguar, HM-3 Cougar e HA-1 Esquilo.

KC-390 F-5EM
principais aviações da FAB foram representadas

A FAB enviou aeronaves de caça, transporte, alerta aéreo antecipado, treinamento, busca e salvamento, e reabastecimento em voo.

Abrindo o desfile da força aérea, os caças F-5EM realizaram uma passagem em formação. Em seguida, o KC-390 Millennium voou em ala com dois F-5EM, enquanto um KC-130 Hercules sobrevoou Brasília com dois A-1 AMX em ala.

KC-130 A-1 AMX
FAB mobiliou aeronaves do Sul e Sudeste do país

O quatro grupo foi composto pelos aviões de transporte C-99 e reconhecimento R-99, seguidos de um C-130 Hercules, um C-105 e um SC-105 Amazonas, e logo depois pelo T-27M da Academia da Força Aérea. Por fim, o novo Airbus KC-30 (FAB 2901) fez a primeira apresentação pública após a incorporação, fechando o desfile aéreo.

C-30 FAB
A FAB irá no futuro convertarer seus dois KC-30 para o padrão militar MRTT

Desfile terrestre

Em solo, tropas especiais das forças armadas e de auxiliares (polícias e bombeiros) marcharam no Eixo Monumental, entre as arquibancadas e o palanque presidencial. Veículos blindados do Exército Brasileiro e da Marinha, como o Sistema Astros, os Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) e os veículos de transporte Guarani e Piranha, foram destaques.

Saiba Mais...

Como referido acima, outras cerimônias pelo país foram feitas, como a tradicional Parada Naval, no Rio de Janeiro, que contou com navios e helicópteros Marinha do Brasil, bem como embarcações de marinhas amigas. No final da tarde a apresentação da Esquadrilha da Fumaça sobre a praia de Copacabana encerrou o dia.

Confira mais fotos

F-5M
Caças da Força Aérea Brasileira 

C-130 e C-105
C-130 Hercules e C-105 Amazonas
R-99 e C-99
R-99 e C-99
T-27M Tucano
T-27M Tucano
  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 07/09/2022, às 17h50


Mais Notícias