Aeronaves da FAB e do Exécito realizaram um ensaio geral para o desfile da Independência
Na manhã desta terça-feira (6), aeronaves militares sobrevoaram a Esplanada dos Ministérios, onde realizaram um ensaio para o desfile aéreo de amanhã, dia sete de setembro, data em que será comemorado o Bicentenário da Independência do Brasil.
Cerca de 20 aeronaves, entre caças, aviões de transporte e asas rotativas (helicópteros) sobrevoaram a região administrativa da capital federal.
A frota dos aviões continha os caças F-5EM e A-1 AMX, bem como o treinador T-27M. Já a aviação de transporte foi representada pelo KC-390, C-130M, KC-130M, C-105 e SC-105 Amazonas e os aviões de alerta aéreo antecipado E-99 e R-99.
Um A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça realizou passagens sobre o gramado central e sobre as arquibancadas. Na quarta-feira está previsto a abertura do desfile com todos os aviões.
Em comemoração à data, o time de pilotos passou por diversas capitais brasileiras. Na quarta-feira na parte da tarde, a fumaça se apresentará na Paria de Copacabana, no Rio de Janeiro, às 15h30. Mais demonstrações deverão ser anunciadas em breve nas redes sociais oficiais.
Os helicópteros da aviação militar do Exército Brasileiro, entre eles o Pantera e o H-4M Jaguar também sobrevoaram a capital.
O desfile cívico-militar está previsto para começar às 9h e deverá durar pouco mais de 2 horas. A parte das forças armadas terá blindados, demais veículos de combate, tropas de diferentes unidades, aeronaves, cavalaria e salto de paraquedistas.
Em outras capitais pelo Brasil também terão cerimônias. Em destaque o Rio de Janeiro onde haverá um desfile aeronaval na parte da manhã e demais eventos ao longo do dia.
De Brasília, por André Magalhães
Publicado em 06/09/2022, às 18h00
+lidas