Parceria da Airbus com a Hiratagakuen permitirá a entrada dos eVTOLs em uma grande cidade do Japão
A Airbus fechou uma parceria com a operadora de helicópteros com sede no Japão, Hiratagakuen, que atua em Serviços Médicos de Emergência em Helicópteros (Hems), no transporte de pessoal, treinamento de voo e manutenção, para desenvolver serviços avançados de mobilidade aérea com os eVTOLs na região de Kansai.
Segundo o fabricante, esta é uma adição importante à forte presença regional da empresa e à crescente rede internacional para ser pioneira no futuro da mobilidade. Pelo acordo, a Airbus e a Hiratagakuen abordarão aspectos cruciais necessários para lançar um serviço de transporte comercial com a CityAirbus NextGen.
Tendo o objetivo de implementar serviços de mobilidade aérea além dos ambientes urbanos, o primeiro passo da parceria será um projeto conjunto para organizar uma simulação de rotas ideais, conceitos de operações e equipamentos necessários para voos eVTOL seguros na região de Kansai, que foi selecionado pela prefeitura de Osaka, com um voo de demonstração programado para até o fim do ano.
Será usado um helicóptero H135 para testar tecnologias avançadas de navegação e comunicação para operações seguras de eVTOLs em ambientes urbanos, enquanto simulam a configuração de voo do CityAirbus NextGen. A empresa possui 14 H135 e dois H145 em sua frota.
“Operamos helicópteros da Airbus há muitos anos e apreciamos muito sua alta segurança, desempenho, confiabilidade operacional e suporte pós-venda comprovado. Estamos cientes de que uma revolução no transporte aéreo está se aproximando na área de Osaka e esperamos que o CityAirbus NextGen desempenhe um papel central nessa revolução”, segundo Mitsuhiro Hirata, vice-presidente da Divisão de Operações de Aviação da Hiratagakuen.
Há exatamente um ano, a Airbus apresentou seu protótipo eVTOL CityAirbus NextGen, para explorar tecnologias avançadas de mobilidade aérea e dar vida aos serviços de mobilidade aérea urbana. O fabricante afirmou que está trabalhando em estreita colaboração com parceiros industriais e institucionais para liderar o desenvolvimento de ecossistemas de mobilidade aérea urbana.
Marcel Cardoso
Publicado em 07/09/2022, às 10h38
+lidas