461º Esquadrão de Teste de Voo irá operar seis caças F-35A para vários ensaios de atualização de sistemas, sensores e armas
O 461º Esquadrão de Teste de Voo da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês), sediado na base aérea de Edwards, Califórnia, recebeu o primeiro caça F-35A Lightning II, no começo deste mês.
“O 461º precisa de aviões; nossas complexas missões de teste exigem quatro aeronaves de teste instrumentadas para avaliar completamente os sistemas de combate do F-35”, disse Jonathan Bearce, tenente-coronel e piloto do esqyadrão 461.
Ao todo a unidade terá seis F-35, que serão entregues novas, vindas direto da linha de montagem da Lockheed Martin. O projeto prevê que uma série de sistemas e ensaios sejam conduzidos pelo 461º Esquadrão, que validará conceitos que posteriormente serão adicionados aos aviões de série.
O esquadrão é a principal unidade de teste de voo de desenvolvimento do Departamento de Defesa para sensores, armas e software para a maior parte dos aviões de combate em uso pelos Estados Unidos, incluindo as três variantes do caça: F-35A, F-35B e F-35C.
“Seu iPhone é atualizado o tempo todo, isso é a mesma coisa para o F-35”, disse Bearce. “O F-35 está obtendo mais poder de computação para poder hospedar novos recursos, bem como armas futuras, [o que ocorre] conforme necessário", completou o tenente-coronel.
Atualmente as três forças que operam o F-35 (força aérea, marinha e fuzileiros navais) contam com 826 aeronaves e mais estão a caminho. Em 2023, os F-35 sairão de fábrica com a moderna atualização Tech Refresh 3.
A base de Edwards, localizada no deserto da Califórnia, arredores de Palmdale, é palco histórico de pesquisas e ensaios. Um exemplo disso foi o voo primeiro supersônico, comandado pelo lendário Chuck Yeager, que pilotou um Bell X-1. Ou então os testes da NASA com os ônibus espaciais.
No período da Guerra Fria, aeronaves como: F-4 Phantom, B-52H Stratofortress, C-5 Galaxy e até os clássicos SR-71 Blackbird e YF-12A também foram testados na base.
Já na década de 1990, os testes de voos com os protótipos do YF-22 e o X-35, que hoje são os consagrados F-22 Raptor e F-35 Lightning II, também ocorreram por lá. Até mesmo aviões civis, como o Boeing 777 e 787, passaram por Edwards, onde fizeram uma série de ensaios, como de vento cruzado.
Na unidade também é instalada a Escola de Pilotos de Teste da Usaf, que como o nome diz, forma os aviadores respponsáveis por fazer vários ensaios com novos modelos criados.
Por André Magalhães
Publicado em 16/08/2022, às 13h25
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