Airbus A330 passou por uma completa revisão na França, antes de ir à Irlanda onde receberá a pintura cinza básica da FAB
O segundo A330 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nesta segunda-feria (15) em Dublin, na Irlanda, para receber a pintura oficial da força aérea. O avião partiu de Perpingnan, na França onde passou por uma completa revisão.
Definite highlight of the day! @AviancaEuropa at @DublinAirportpic.twitter.com/pMSDHUDOWq
— Andy Monks 🛫🛬 (@AndythePandy_) August 15, 2022
Após o processo de pintura, o avião receberá a matrícula FAB 2902, e deverá seguir para a base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
A aeronave foi fabricada em 2014 e foi comprada inicialmente pela Avianca Colômbia e, depois, repassada para a extinta Avianca Brasil, onde operou até 2019, quando foi devolvida a empresa de leasing Avolon.
A FAB já recebeu o primeiro FAB 2901, no dia 26 de julho, que será operado pelo Esquadrão Corsário, sediado no Rio de Janeiro. O esquadrão já voou com os KC-137, derivados do Boeing 707 e com um único 767-300ER.
Inicialmente, o Projeto KC-X3 teve como candidatos dois Airbus A330 MRTT, que estão em serviço pela Royal Air Force (RAF), a força aérea real do Reino Unido, e que estariam disponíveis para venda. Porém, a força aérea optou por adquirir aviões comerciais usados, para serem posteriormente convertidos para o padrão MRTT, sob alegação de menores custos.
No futuro, quando forem convertidos pela Airbus para o padrão MRTT, os aviões poderão realizar missões de reabastecimento em voo, transporte de militares, bem como de algumas cargas, operações de evacuação, UTI Aérea, dentre outras.
Por André Magalhães
Publicado em 15/08/2022, às 18h18
+lidas