AERO Magazine
Busca

Avanço da tecnologia

A330 MRTT pode reabastecer aviões automaticamente

Projeto da Airbus com a força aérea de Singapura permitiu reabastecer automaticamente os aviões em contato com o A330 MRTT


Operação automâtica reduz carga de trabalho dos operadores - Airbus
Operação automâtica reduz carga de trabalho dos operadores - Airbus

O Airbus A330 MRTT se tornou o primeiro avião-tanque do mundo certificado para reabastecimentos automáticos (A3R, na sigla em inglês). Após a aeronave que deseja reabastecer se aproximar do A330 MRTT, todo o processo de abastecimento e feito de forma autônoma. 

A primeira transferência de combustível automática aconteceu durante o dia, utilizando um A330 MRTT da Força Aérea da República de Singapura.

O resultado da parceria foi o chamado SMART MRTT, que não requer nenhuma mudança adicional na aeronave receptora, mas reduz a carga de trabalho do operador, além de melhorar a segurança e otimizar a taxa de transferência de reabastecimento ar-ar.

“A certificação da capacidade do A3R é resultado de uma jornada de sucesso iniciada em 2018, com o primeiro contato automatizado do mundo com um sistema de lança [boom] em uma operação conjunta com a Royal Australian Air Force (RAAF). Desde então, alcançamos mais 'primeiras vez mundiais' graças ao apoio de nossos clientes", disse Jean-Brice Dumont, chefe de sistemas aéreos militares da Airbus Defence and Space.

Vários testes foram necessários para certificação do sistema, que contou com o suporte de um A330 MRTT de Singapura, que participou ativamente do desenvolvimento, campanha de testes de voo e certificação do A3R.

Por ora, o sistema automático funciona apenas com o uso do boom, ou seja, o sistema de lança e receptáculo, não sendo compatível com drog-and-probe. Os futuros KC-30 da FAB deverão contar apenas com o sistema de sonda e cesta, compatível com a totalidade dos aviões da força aérea.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 20/07/2022, às 12h15


Mais Notícias