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Futuro KC-30

Pilotos da FAB iniciam curso do Airbus A330 MRTT

FAB contratou a Azul para realizar a compra do A330 e o treinamento dos futuros pilotos


Segunda licitação irá adaptar aeronaves no padrão militar MRTT, na Espanha - Twitter /Brigadeiro Baptista Jr
Segunda licitação irá adaptar aeronaves no padrão militar MRTT, na Espanha - Twitter /Brigadeiro Baptista Jr

Os pilotos da FAB que vão voar o novo KC-30 (Airbus A330 MRTT) iniciaram o curso na Universidade da Azul Linhas Aéreas. O treinameto ainda inclui os comissários e mecânicos do esquadrão Corsário (2º/2º GT), que será responsável pela operação do avião.

A informação foi compartilhada pelo próprio comandante da Aeronáutuca Tenente- Brigadeiro Baptista Jr.

Para que os militarem possam operar os fututos A330 MRTT da força aérea é necessário um curso específico da nova aeronave, como todos os processos de pilolotagem, manutenção e segurança.

Atualmente, o primeiro A330 da FAB se encontra na Jordânia onde receberá a pintura básica da força aérea. O processo ainda vai incluir uma completa revisão na aeronave, que anteriormente voava no transporte de passageiros na Azul.

A FAB requisitou dois A330-200 para o Projeto KC-X3, que visa o emprego dos aviões em missões de reabastecimento e transporte. A Azul foi a vencedora da licitação para fornecer à força aérea duas aeronaves que serão futuramente convertidos para o padrão MRTT.

O primeiro avião de matrícula PR-AIS, que estava em uso nos voos comerciais da Azul, foi originalmente encomendado pela colombiana Avianca. Já a segunda aeronave, número de série MSN 1508, fazia parte do mesmo lote do primeiro avião e também foi operado inicialmente pela Avianca. O acordo assinado com a FAB previu que a Azul deveria adquirir o avião no mercado internacional para atender aos requisitos militares. Na ocasião o avião estava sendo operada pela britânica Titan Airways.

Dentro da força aérea os A330 receberão as matrículas o FAB 2901 e FAB 2902, sendo designados oficialmente como KC-30 e serão operados pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT), o Esquadrão Corsário, que por vários anos voou com quatro KC-137, derivados do Boeing 707. Na época os aviões haviam sido adquiridos da Varig, sendo na sequência convertidos para o padrão KC-137.

Uma segunda licitação, que terá o contrato assinado com a Airbus, deverá acontecer para modificá-los para o padrão MRTT, que possibilitará o uso em operações de transportes e reabastecimento em voo. Todavia, ainda não foram repassados maiores detalhes pelo Comando da Aeronáutica.

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Por André Magalhães
Publicado em 07/06/2022, às 07h50


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