AERO Magazine
Busca

Notícias

Gol aprova incorporação e prepara saída da Bolsa de Valores

A Gol Linhas Aéreas aprovou a incorporação de suas controladas e avança no processo para saída do Nível 2 da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo


B738 Gol
Companhia aérea aprova incorporação societária e agenda nova assembleia para definir o avaliador da oferta pública de aquisição - Divulgação

A Gol Linhas Aéreas anunciou na noite da última terça-feira (4), em fato relevante, que foi aprovada a incorporação da própria companhia aérea e da Gol Investment Brasil S.A (GIB), pela Gol Linhas Aéreas S.A (GLA). O movimento faz parte do processo de reorganização societária iniciado em outubro.

De acordo com o comunicado, a GLA é uma subsidiária integral da Gol e, após a incorporação, não possuirá registro de companhia aberta nem listará ações na bolsa de valores.

Oferta pública e saída do Nível 2

Com a consolidação da operação, a GIB, na condição de acionista controladora, deverá realizar uma oferta pública de aquisição de ações da Gol. O objetivo é viabilizar a saída da companhia do Nível 2 de Governança Corporativa da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

A operação seguirá as diretrizes de uma resolução publicada há pouco mais de um ano pela Comissão de Valores Mobiliários, que regula ofertas públicas para cancelamento de registro e saída de segmentos especiais de governança corporativa.

Escolha do avaliador adiada

Durante a Assembleia Especial de Preferencialistas, não foi atingido o quórum mínimo exigido pela Lei das Sociedades por Ações para a escolha da instituição responsável pela elaboração do laudo de avaliação da oferta pública de aquisição.

Por esse motivo, a administração da companhia convocará nova assembleia, em segunda convocação, para o dia 13 de novembro. Nesta data, a reunião poderá ser instalada com qualquer número de acionistas e ocorrerá exclusivamente de forma presencial, com possibilidade de envio de boletim de voto a distância.

Procedimentos de votação

A Gol informou que os boletins de voto já enviados na primeira tentativa de realização da assembleia continuarão válidos, exceto nos casos em que o acionista envie um novo boletim com instruções diferentes ou solicite o descarte por e-mail.

Após a escolha do chamado Avaliador OPA, a GIB contratará a instituição selecionada para elaborar o laudo de avaliação, documento necessário para o prosseguimento da oferta pública de aquisição.

A companhia declarou que continuará mantendo seus acionistas e o mercado informados sobre as próximas etapas da incorporação e da OPA de saída do Nível 2, “nos termos da legislação e regulamentação aplicável”.

A operação ocorre em meio à reorganização societária da Gol, que busca simplificar sua estrutura corporativa e ajustar o modelo de governança. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 05/11/2025, às 08h46


Mais Notícias