AERO Magazine
Busca

Produzindo a refeição a bordo

Emirates inaugura fazenda vertical em Dubai

A fazenda vertical, chamada de Bustanica, pode produzir mais de mil toneladas de folhas verdes em Dubai


Passageiros da Emirates e de outras companhias poderão consumir as folhas produzidas na fazenda - Divulgação
Passageiros da Emirates e de outras companhias poderão consumir as folhas produzidas na fazenda - Divulgação

Uma joint venture liderada pela Emirates inaugurou a maior fazenda vertical do mundo voltada para o catering (serviço de alimentação a bordo) nos arredores do aeroporto internacional Al Maktoum (DWC), em Dubai. 

Fazenda vertical da Emirates
Foto: Divulgação.

A instalação, chamada de Bustanica, tem cerca de 30 mil m² e é projetada para produzir mais de mil toneladas de folhas verdes, exigindo 95% menos água do que a agricultura convencional. A qualquer momento, a instalação cresce mais de 1 milhão de cultivares (plantas), o que fornecerá uma produção de 3.000 kg por dia.

O sistema de circuito fechado da fazenda foi projetado para circular a água pelas plantas para maximizar o uso e a eficiência da água. Quando a água evapora, é recuperada e reciclada no sistema, economizando 250 milhões de litros de água por ano em comparação com a agricultura tradicional ao ar livre para a mesma produção.

A fazenda terá impacto zero sobre os recursos de solo ameaçados do mundo, uma dependência incrivelmente reduzida de água e colheitas durante todo o ano, não prejudicadas por condições climáticas e pragas. 

Interior da fazenda vertical da Emirates
Foto: Divulgação.

A Emirates Flight Catering investe constantemente nas mais recentes tecnologias para encantar os clientes, otimizar as operações e minimizar nossa pegada ambiental. A Bustanica ajuda a proteger nossa cadeia de suprimentos e garante que nossos clientes possam desfrutar de produtos nutritivos de origem local. Ao aproximar a produção do consumo, estamos reduzindo a jornada alimentar do campo ao garfo”, disse HH Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e executivo-chefe da Emirates Airline and Group.

O investimento aplicado na construção do local foi de US$ 40 milhões (R$ 217,5 milhões). Os passageiros da Emirates e também de outras companhias aéreas poderão consumir as folhas produzidas na fazenda já este mês.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Marcel Cardoso
Publicado em 19/07/2022, às 06h08


Mais Notícias