AERO Magazine
Busca

Visto em detalhes

KC-390 é exposto em show aéreo na Inglaterra

Um KC-390 da FAB ficou exposto no show aéreo do Royal Air Tatto na Inglaterra


Com a Holanda, já são três vendas internacionais para o avião brasileiro - FAB
Com a Holanda, já são três vendas internacionais para o avião brasileiro - FAB

O KC-390 Millennium da Força Aéreas Brasileira ficou em exposição estática durante os três dias no Royal International Air Tattoo (RIAT 2022), um dos mais importantes shows aéreos da Europa e que terminou ontem (17).

A aeronave foi visitada por milhares de pessoas ao longo dos três dias que ficou exposta, atraindo atenção de pilotos militares do Reino Unido e de outros países convidados para o evento. Além disso, o público em geral teve a oportunidade de conhecer o novo avião brasileiro que disputa o mercado internacional com o C-130J Hercules.

O KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, sediado no Rio de Janeiro. O avião cargueiro desenvolvido pela a Embraer voou na sequência para o Farnborough Airshow, um importante evento voltado ao mercado e que reúne os principais fabricantes do mundo, que acontece até o dia 22, nos arredores de Londres.

Integrando a comitiva do KC-390, estava presente o comandante da Aeronáutica, o tenente- brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que ressaltou a importância da presença FAB e da Embraer fora do país.

“Isso gera uma integração com as outras forças aéreas que estão pensando em como serão substituídas suas aeronaves de transporte dessa classe, de 20 a 24 toneladas", disse o Comandante da Aeronáutica.

A presença do cargueiro brasileiro ocorre após o mais recente anúncio da Holanda que encomendou cinco unidades do C-390, ou seja, a versão sem a capacidade de reabastecimento em voo, caracterizado pela letra “K”.

Mais duas forças aéreas da Europa irão operar o avião, com Portugal que encomendou cinco unidades, e Hungria com duas aeronaves, ambos os países optando pela versão KC-390.

Público inglês pode interagir com a tripulação brasileira - FAB

“Acredito que o KC-390 vai ser uma grande adição para a Real Força Aérea Holandesa, que vai nos suprir bem transportando os materiais que precisamos, também é um avião muito moderno. Então, acredito que vai nos servir bem", comentou Jacco Weidenaar, militar da Real Força Aérea Holandesa.

Aprendizados

A FAB participou do RIAT com militares de outras unidades, incluindo o comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Marcelo Gobett Cardoso, que visitou o centro de formação inicial dos aviadores britânicos.

Também esteve presente o comandante do Esquadrão Rumba, destinado a formação dos pilotos de transporte vigilância, inteligência e reconhecimento, onde afirmou que “é uma grande oportunidade de ter contato com a doutrina mais atualizada de outros países, que nos possibilitam reflexões”.

Tradicionalmente a Força Aérea Brasileira participa de encontros e reuniões com diversas forças aéreas do mundo, ampliando o intercâmbio operacional e cultural.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 18/07/2022, às 19h05


Mais Notícias