Anac está auxiliando autoridades de Cabo Verde, na África, a certificar o Embraer E190 no país
A Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC), na África, está recebendo apoio e orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Brasil, para o processo de certificação operacional do Embraer E190-E1.
Por meio da missão de cooperação internacional, as duas autoridades de aviação civil buscam consolidar a parceria técnica em regulação aeronáutica e ampliar o mercado para aeronaves produzidas no Brasil, segundo a Anac.
A aeronave envolvida no processo (D4-BFE) está na BestFly, companhia aérea do país africano, desde 4 de junho. Seu primeiro voo foi em 2007 e já teve passagens pela extinta US Airways e pela American Airlines. É o segundo avião da empresa, que já conta com um ATR 72-600 desde fevereiro.
Em dois períodos, entre junho e agosto, atividades de inspeção de treinamento de voo e certificação de inclusão de novo modelo de aeronave integraram o processo de certificação do E190 em Praia, capital de Cabo Verde, e em Amsterdã, na Holanda.
A Anac afirmou que está aprofundando seu relacionamento com as autoridades de aviação civil dos países lusófonos, como Cabo Verde, que participam da Comunidade de Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (Caacl). A missão integra uma agenda bilateral com diversas autoridades de aviação civil para a conclusão de acordos de reconhecimento mútuo de certificação.
Marcel Cardoso
Publicado em 16/08/2022, às 05h59
+lidas