AERO Magazine
Busca

Em meio à guerra na Ucrânia...

EUA enviam caças F-22 Raptor para a Polônia

F-22 Raptor representam o que há de mais moderno na aviação de caça mundial


O F-22 Raptor foi o primeiro caça de quinta geração operacional do mundo - Otan
O F-22 Raptor foi o primeiro caça de quinta geração operacional do mundo - Otan

Caças de quinta geração F-22 Raptor, da Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf, na sigla em inglês) estão se deslocando para a Base Aérea polonesa de Lask, para dar apoio estratégico de defesa na região, ao mesmo tempo que os conflitos entre Rússia e Ucrânia persistem.

As aeronaves fizeram uma escala na base Lakenheath, na Inglaterra, antes de seguirem para o destino final. Na travessia do atlântico, os Raptor estavam equipados com tanques de combustível extra sob as asas e foram reabastecidos em voo.

"A capacidade de quinta geração contribui para a missão de blindagem aérea, aumentando a interoperabilidade e a coesão entre as nações aliadas. O Raptor realiza missões ar-ar e ar-terra", disse a Otan, em nota.

Este deslocamento de caças de quinta geração é uma resposta defensiva e um aviso a Moscou, que em fevereiro invadiu a Ucrânia e tem feito ameaças às nações membras da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Outras nações também deslocaram aeronaves para regiões do flanco leste. Reino Unido e Noruega são dois exemplos de países que também enviaram caças de quinta geração (F-35).

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por André Magalhães
Publicado em 28/07/2022, às 08h30 - Atualizado às 08h33


Mais Notícias