AERO Magazine
Busca

Potencial venda garantida

Estados Unidos aprovam possível venda de caças F-16 para Jordânia

O caça norte-americano tem obtido bons contratos de vendas estrangeiras


O radar de varredura eletrônica AN/APG-83  é um dos pontos fortes do caça estadunidense | Foto: Divulgação

O Departamento de Estados dos Estados Unidos aprovou uma possível venda de caças Lockheed Martin F-16C/D Block 70 para a Jordânia, em um valor estimado em US$ 4,21 bilhões

O governo do país árabe solicitou a compra de 16 aeronaves sendo 12 da versão monoposta (F-16C) e quatro da versão biposta (F-16D). Além disso, está incluso no pacote de venda peças e equipamentos sobressalentes, como: motores F100-GE-129D, radares AN/APG-83 AESA, 200 bombas Mk.84, 204 bombas Mk.82, além de sistemas de navegação e comunicação e demais itens.

A confirmação final da venda das aeronaves militares para a força aérea da Jordânia depende da aprovação do congresso norte-americano.

“Esta venda proposta apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um importante aliado não-OTAN que é uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico no Oriente Médio”, declarou a Agência de Cooperação de Segurança de Defesa.

A Jordânia conta em sua força aérea com caças F-16A  e F-16B, as aeronaves foram modernizadas para o padrão MLU( Mid Life Upgrade).

O F-16 Block 70/72 é a mais atualizada versão do já clássico avião norte-americano, graças ao radar Aesa APG-83 e demais modificações.

O novo modelo tem dito sucessos de vendas internacionais, países com Bahrein, Grécia, Marrocos e Taiwan estão adquirindo o moderno caça. A Turquia está em negociação com Washington para a compra de 40 unidades.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 04/02/2022, às 12h15 - Atualizado às 12h55


Mais Notícias