AERO Magazine
Busca

Venda estratégica

EUA poderá vender 40 caças F-16 à Turquia para maior controle do Mar Negro

Venda poderia apaziguar relação entre os países após Ancara adquirir moderno sistema de defesa aérea russo


A nova versão do F-16 tem como principal cliente, no momento, Taiwan, que inaugurou ano passado o primeiro esquadrão de F-16 Bock 70  | Foto: Divulgação

Os Estados Unidos poderão dar sinal verde à venda de 40 caças Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon  à Turquia, afim de reforçar a presença da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na região do Mar Negro.

Segundo a CNN Turk, houve reunião em Ancara, capital turca e Washington, EUA, e foi alegado que os Estados Unidos poderiam vender aos turcos 40 caças F-16 Block 70, a verão mais avançada do tradicional caça norte-americano.

Um maior controle da Otan na região do Mar Negro é estratégico para toda a organização, em destaque aos norte-americanos que consideram a região de muito interesse, tanto que lá operam com aeronaves de reconhecimento.

Em um encontro entre o presidente turco Erdogan e seu homólogo Biden, em 2021, foi assegurado pelo presidente da Turquia que o líder norte-americano iria tentar convencer o senado a liberar a venda dos caças à Ancara.

As relações entre os dois país, no quesito venda de armamentos, está abalada após a compra turca do sistema russo de defesa aérea S-400, o que em nada agradou os Estados Unidos, que cancelou a venda de caças furtivos F-35A a Força Aérea da Turquia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 21/01/2022, às 09h00


Mais Notícias