AERO Magazine
Busca

Deltas do Olimpo

Primeiros caças Dassault Rafale gregos chegam ao país

Força aérea da Grécia terá caças novos e de segunda mão em sua frota


Além da Grécia, Egito, Emirados Árabes,Índia e Cróacia assinaram contrato para a compra do Rafale | Foto:  Dassault Aviation / V Almansa

A Força Aérea Helênica, ou grega, recebeu seus primeiros seis Dassault Rafale, na quarta-feira (19). Os caças de fabricação francesa pousaram na base aérea de Tanagra a leste da capital Atenas.

Na cerimônia de recebimento estavam o primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, bem como o ministro da Defesa Nacional Nikolaos Panagiotopoulos entre outras importantes autoridades civis e militares.

Os Rafale partiram da cidade francesa de Istres, onde está localizada uma unidade do fabricante Dassault Aviation.

Em janeiro de 2020, a Grécia assinou com a França um acordo para a compra de dezoito Rafale. Contudo, em setembro do mesmo ano foi feito um pedido adicional de seis unidades, aumentando o número para 24 aviões.

A frota será dividida entre aviões de segunda mão, atualmente usados pela força aérea francesa, e  aviões novos, vindos direto de fábrica.

Além dos Rafale, a força aérea helênica opera ainda 150 caças F-16, trinta veteranos F-4 Phantom e quarenta unidades, do também francês, Dassault Mirage 2000.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 20/01/2022, às 13h00 - Atualizado às 15h35


Mais Notícias