AERO Magazine
Busca

Futuro dos helicópteros

Helicóptero de última geração dos EUA pousa em local extremamente apertado

Demonstrador de tecnologia SB>1 Defiant avança nos voos de teste para viabilizar um helicóptero rápido e ágil


SB>Defiant

Após voo em alta velocidade o SB>1 Defiant pousou em uma área confinada extremamente apertada | Foto: Divulgação

O helicóptero demonstrador de tecnologia SB>1 Defiant, completou com sucesso os voos de teste em áreas confinadas e de baixo nível. A aeronave desenvolvida pela Sikorsky em parceria com a Boeing, faz parte de um projeto para elaboração de uma nova geração de helicópteros militares para o Exército dos Estados Unidos.

Os voos de ensaio ocorreram dentro de um perfil complexo e missão que inclui pousos em áreas muito restritas, e voo em baixa altura, em ambiente extremamente apertado.

Durante os testes o helicóptero voou com velocidade de 236 nós (437 km/h) em voo nivelado, reduzindo rapidamente sua velocidade para um pouso rápido em local confinado. O objetivo era fazer toda uma aproximação em alta velocidade, mas ao mesmo tempo comprovar que era possível praticamente parar a aeronave em voo para efetuar o pouso vertical.

“Esse tipo de desaceleração do corpo nivelado nos permitiu manter a consciência situacional e visualizar a zona de pouso durante toda a aproximação e pouso sem a desaceleração típica de helicópteros de nariz para cima”, explicou Bill Fell, chefe de teste de voo do programa Defiant.

A manobra ainda exigiu pousar o helicóptero em uma área restrita, com pouca ára de manobra lateral. “Essa área confinada era extremamente apertada, exigindo que atrasássemos a descida até quase sobre o local de pouso, seguido de uma queda quase vertical. Aterrissamos o Defiant precisamente no objetivo com pouco esforço enquanto descíamos para este buraco estreito, mantendo a distância por todos os lados”, comentou Fell.

Saiba Mais...

O SB>1 Defiant é um demonstrador de tecnologia que pretende viabilizar as mudanças conceituais nas asas rotativas, dentro do programa FLRAA (acrônimo em inglês para Futura Aeronave de Assanto de Longo Alcance) do exército norte-americano.

O Defiant promete permitir que as tripulações voem baixo e rápido em terrenos complexos, onde os aviadores do exército passam a maior parte do tempo, em geral voando em locais urbanos. A plataforma planeja ampliar as capacidades da aviação do exército no campo de batalha moderno, podendo realizar as mesmas missões do veterano e versátil UH-60 Black Hawk, mas com o dobro do alcance dos modelos atuais.

Parte dos requisitos de missão foram obtidos com o aprendizado de duas décadas de conflitos no Afeganistão e Iraque, com operação em ambiente urbano complexo e confiado, assim como amplas regiões abertas e com elevada exposição da aeronave a artilharia inimiga.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 19/01/2022, às 14h45 - Atualizado às 15h06


Mais Notícias