AERO Magazine
Busca

Instrução aérea

Escola parceira da Ryanair adquire novas aeronaves da Tecnam

Frota de aviões de instrução da Bartolini Air deverá receber mais oito aviões da Tecnam em 2025


Imagem Escola parceira da Ryanair adquire novas aeronaves da Tecnam

A Tecnam e a Bartolini Air formalizaram um acordo para a aquisição de seis aviões P2008JC e dois bimotores P2006T NG, cujo valor não foi revelado. As aeronaves serão utilizadas no treinamento de pilotos em todas as etapas da formação, desde o curso de Piloto Privado (PP) até o de Multimotor (Multi), abrangendo também Piloto Comercial (PC), voo por instrumentos (IFR), entre outros.

Atualmente, a Bartolini Air é uma das seis escolas parceiras da Ryanair, empresa aérea de ultrabaixo custo europeia, por meio da Ryanair Future Flyer Academy. Sua frota, composta por 22 aeronaves em serviço, deverá receber nos próximos meses as oito recém-encomendadas. Até o final de 2025, a frota de trinta aviões de treinamento será composta por 26 unidades produzidas pela Tecnam.

A Bartolini Air foi o cliente de lançamento do P2006T e mantém, há vários anos, uma relação de fidelidade com a marca, utilizando desde modelos monomotores até bimotores avançados fabricados pela Tecnam.

Com o pedido recente, a Bartolini Air busca não apenas atualizar a frota, mas também implementar seu plano de expansão para 2025, atendendo às atuais necessidades do mercado.

O P2006T NG é a versão mais recente do P2006T. Ele apresenta um design avançado, sendo equipado com uma suíte de aviônicos Garmin G1000 NXi, integrada ao piloto automático STEC-55. O modelo também conta com trem de pouso retrátil e é impulsionado por dois motores Rotax 912Sc3, de 100 hp cada, refrigerados a água.

De acordo com as especificações do fabricante, o P2006T tem um consumo médio de 34 litros por hora, podendo chegar a 25 litros por hora em regime de potência de máxima economia. Além disso, pode ser abastecido tanto com AVGAS quanto com MOGAS, o que reduz os custos operacionais, especialmente no contexto da instrução aérea.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 05/12/2024, às 16h00


Mais Notícias