A italiana Tecnam fechou um acordo com uma escola de aviação na Índia e avança no fornecimento de aviões leves para instrução aérea no mundo
A italiana Tecnam obteve um importante acordo com a escola de aviação indiana Chimes Aviation Academy (CAA), com a venda de quatro P2010 TDI (pronuncia-se vinte-dez TDI). O mercado de instrução aérea na Índia tem registrado crescimento nos últimos anos, em especial pela necessidade de ampliação do número de profissionais para a aviação civil, em especial em companhias aéreas regulares.
A CAA é uma das maiores organizações de treinamento de voo da Índia, tendo duas bases, 22 aeronaves, manutenção interna completa e tendo formado mais de 600 pilotos, além de 144 deles através do Programa de Pilotos Cadetes da empresa aérea de baixo custo IndiGo. Ao todo a CAA tem mais de noventa aviões de instrução endomendados, que devem entrar em serviço até 2030.
No caso dos P2010 TDI, o modelo é equipado com o motor Continental CD170, conta com a suíte aviônicos Garmin G1000 NXi, aprimorando a realização da missão por meio de Estabilidade e Proteção Eletrônica (ESP, na sigla em inglês) e Visão Sintética, além de recursos de segurança que permite sobrevoar regiões montanhosas, como os Alpes na Europa ou as diversas cadeias de montanhas existente na Índia. A fuselagem do P2010 é produzida em materiais compostos, com asas e estabilizador totalmente metálicos.
Entre os destaques do P2010 TDI está seu baixo consumo de combustível, para a categoria, com estimados 4,5 USG/h (17 litros/h) com 55% de potência e atingindo uma média de 7 USG/h (27 litros/h) com 75% de potência. O motor conta com Fadec duplo, que permite inclusive abastecer o avião com combustível renovável de aviação.
Segundo a Tecnam, o motor fornece uma potência máxima contínua constante de 91% até 10.000 pés e uma altitude operacional máxima de 18.000 pés.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/09/2024, às 18h10