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Os olhos do dono é que enxergavam as estrelas

Empresa dona do maior avião do mundo pode ter sido fechada

Após a morte de Paul Allen família demonstrou interesse em se desfazer do programa Stratolaunch


A Stratolaunch Systems Corporation, a empresa que criou o maior avião do mundo, pode ter encerrado oficialmente suas atividades. A companhia criada por Paul Allen, co-fundador da Microsoft, surgiu o desejo do executivo em oferecer uma plataforma de lançamentos espaciais de baixo custo e com elevada flexibilidade.

O Allen, declaradamente entusiasta da aviação, faleceu em outubro de 2018, vítima de câncer. Em 2011 criou a Stratolauch, que desenvolvia uma série de projetos para lançamento de veículos espaciais, incluindo satélites e com planos para envio de seres humanos ao espaço. A intenção era desenvolver uma plataforma capaz de concorrer com os tradicionais operadores espaciais, incluindo agências governamentais, como a Nasa e ESA.

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Com 117 metros de envergadura, o Stratolaunch se tornou o maior avião do mundo em diversos parâmetros, incluisve em área total

Assim como a gigante startup SpaceX, de Elon Musk, que possui uma série de contratos com a Nasa e trabalha em projetos próprios, como uma possível missão até Marte, a Stratolaunch pretende baratear o acesso ao espaço, em especial referente ao lançamento de satélites de órbita baixa.

O mercado global está aquecido pela enorme demanda de comunicação, exigindo uma constelação sem fim de satélites, a maioria operando em órbitas a baixo dos 450 km de altitude. Outras gigantes tem apostado no potencial do mercado, como a Amazon, que trabalha no projeto da Blue Origin e a Virgin Orbit do grupo britânico Virgin.

Virgin Orbit utilizou a posição de transporte do quinto motor do 747 para criar um sistema de lançamento de foguetes

Além disso, a Boeing e a Lockheed Martin trabalham em parceria na United Launch Alliance, especializada em lançamentos de cargas espaciais. De forma independente ambos fabricantes também concorrem com projetos tripulados para a Nasa, a Boeing deverá enviar em breve os primeiros astronautas para Estação Espacial Internacional, com sua nave CST-100 Starliner, enquanto a Lockheed Martin trabalha na nave Orion, que poderá ser empregada nas missões de retorno a Lua ou na viagem até Marte.

A Stratolaunch tem como projeto inicial utilizar o gigantesco avião de dupla fuselagem e seis motores, derivado do Boeing 747-400, para lançar cargas ao espaço voando a média altitude. A aposta estava na redução do consumo de combustível dos foguetes lançados a mais de 10 km de altitude, o que aumenta a carga útil disponível para envio de objetos ao espaço. O avião com envergadura de 117 metros voou pela primeira vez em abril de 2019, com previsão de lançar seu primeiro foguete em meados de 2022.

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Com a possibilidade de encerramento das atividades da Stratolaunch o projeto poderá ser cancelado. Todavia, a agência Reuters, em notícia a respeito do fim da empresa de Paul Allen, afirma que o programa pode estar sendo negociado com terceiros.

A Virgin Galactic possui um projeto similar, ainda que menor, também utilizando um 747-400 para lançamentos de cargas espaciais. A companhia é vista como uma das potenciais herdeiras do espólio das ambições de Allen.

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Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 31/05/2019, às 21h30 - Atualizado em 01/06/2019, às 16h02


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