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No mercado americano

Embraer fecha acordo para impulsionar o KC-390 nos EUA

Acordo para impulsionar o KC-390 foi assinado com a empresa L3Harris e prevê a instalação do sistema Flying Boom


A atual logistica da Usaf para futuros conflitos pode fazer o KC-390 ser empregado neles - Embraer
A atual logistica da Usaf para futuros conflitos pode fazer o KC-390 ser empregado neles - Embraer

Embraer fechou um acordo com a L3 Harris para impulsionar o KC-390 Millennium nos EUA, que visa um aprimoramento para o mercado de defesa do país, o chamado "Agile Tanker".

Tais aprimoramentos incluem o sistema de reabastecimento em voo “flying boom”, assim como sistemas de missão, para permitir localização distribuída e apoio a operações em áreas sob, bem como comunicação resiliente, atendendo aos requisitos JADC2 (comando e controle conjunto para todos os domínios, na tradução do inglês).

Essa acordo visa fornecer a defesa dos Estados Unidos com uma aeronave reabastecedora capaz de transferir combustíveis para os principais aviões de combate do país. "Os Estados Unidos estabeleceram que a realização da visão aérea de emprego de inteligência ágil). Os mecanismos de combate otimizados e estratégias de combate em disputa de uma realidade da Força de domínio", disse Christopher E. presidente e CEO da L3Harris.

Segundo o comunicado, serão seguidos os requisitos da legislação norte-americana e está sendo analisado a produção final no país. Contudo, as funções já instaladas no KC-390, sejam o transporte de tropas, de carga, de veículos e operações em pistas não preparadas serão mantidas.

Embraer KC-390
Possível uso do KC-390 na Usafseria uma grande conquista para a Embraer - Divulgação


"Ao combinar uma experiência da L3Harris em integrar sistemas de missão com uma plataforma avançada Embraer KC-390 Millennium, Ambas as empresas estão preparadas para fornecer a próxima geração de aeronaves de reabastecimento ao Departamento de Defesa dos EUA e à Usaf"
, publicou a Embraer, em nota.

Hoje, os aviões-tanques da Usaf são o KC-10 e o KC-135, sendo que ambos estão em fase de retirada. A novidade é o KC-46A que, apesar de ser novo, está passando por vários problemas, o que pode levar a força aérea norte-americana a procurar outras opções.

Atualmente, o avião brasieliro tem três contratos internacionais: Portugal, com cinco aviões, Hungria, com duas unidades, e a Holanda com outras cinco. No caso dos holandeses, será a versão C-390, sem a função de reabastecimento, caracterizado pela letra "K".  

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Por André Magalhães
Publicado em 21/09/2022, às 08h00


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