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KC-390 participará de evento da Otan

Embraer está realizando tour com o C-390 na Europa e participará do NATO Day um dos principais eventos da Otan


Tour do C-390 pela Europa visa a busca de novos clientes - Embraer
Tour do C-390 pela Europa visa a busca de novos clientes - Embraer

O brasileiro C-390 da Embraer vai participar do NATO Days, um dos principais encontros da Otan, que ocorrerá na cidade de Ostrava, na República Tcheca, entre os dias 17 e 18 de setembro.

A Embraer vai apresentar em Ostrava, não apenas o C-390 Millennium, mas a maior parte do seu portifólio para os mercados de defesa. Atualmente três países membros da Otan adquiriram o C-390, com Portugal optando pela variante KC-390, que deverá ser entregue no próximo ano.

Atualmente um C-390 pertencente a Embraer está realizando um tour pela Europa, visitando diversos potenciais clientes, a maioria membros da Otan. O objetivo inicial do programa C-390, lançado em 2007, era conquistar forças aéreas de países com orçamento limitado e pequenas frotas de aviões cargueiros, ou ainda, nações cuja frota de C-130 Hercules estava se aproximando do final da vida operacional.

Atualmente o C-390 foi selecionado por Portugal, com cinco unidades, Hungria com duas, e a Holanda, também com cinco.

As forças aéreas de Portugal e da Hungria iniciarão as operações com o avião brasileiro em 2023 e 2024, respectivamente. Já a Holanda ainda está definindo detalhes do C-390, que poderá ser extensamente personalizado para atender as demandas as força aérea.

No Brasil, cinco aviões já estão em operação pela FAB, que acumulam mais de 6.800 horas de voo. O contrato inicial, para 28 aviões, foi recentemente reduzido para 21 aeronaves, e por ora, o plano é manter uma cadência menor no recebimento do C-390, mas ainda assim, mais unidades serão entregue ao longo dos próximos anos.

Saiba Mais...

Além da capacidde de reabastecer outros aviões e ser reabastecido em voo, o C-390 ainda pode cumprir missões de transporte de cargas, tropas e veículos blindados, operações especiais, podendo ainda ser convertido como Unidade de Terapia Intensiva aérea, combate a incêndio, dentre outros.

Recentemente, um C-390 concluiu com sucesso os ensaios com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, sigla em inglês), comprovando a  ações contra incêndios florestais.

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Por André Magalhães
Publicado em 15/09/2022, às 10h50


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