AERO Magazine
Busca

De volta para casa

Argentina liberta 12 tripulantes de avião apreendido

Autoridades da Argentina libertaram 12 tripulantes de avião apreendido no início de junho em Buenos Aires


Um dos pilotos do Boeing 747-300M é procurado pelos EUA com envolvimento com terroristas - Foto: Governo da Argentina/Sebastian Borsero
Um dos pilotos do Boeing 747-300M é procurado pelos EUA com envolvimento com terroristas - Foto: Governo da Argentina/Sebastian Borsero

Autoridades da Argentina libertaram 12 dos 19 tripulantes, sendo onze venezuelanos e um iraniano, do avião cargueiro apreendido em Buenos Aires (EZE) em 6 de junho.

Um dos pilotos, o comandante iraniano Gholamreza Ghasemi, permanece preso no país. Ele é procurado pela justiça dos Estados Unidos, acusado de fornecer armamentos para grupos terroristas, especialmente aos vinculados à Guarda Revolucionária Islâmica do Irã. Os demais detidos possuem evidências concretas de ligações terroristas com Ghasemi, segundo o judiciário norte-americano.

O avião, de matrícula YV3531 está em uma lista de aeronaves banidas pelo Office of Foreign Asstes Control (Ofac). O Boeing 747, adquirido pela iraniana Mahan Air de forma ilegal, foi repassado para a Emtrasur, da Venezuela há um ano. A Mahan Air está sob sanções dos EUA desde 2011 por seu apoio à Guarda Revolucionária do Irã.

A aeronave da Emtrasur tinha todas as licenças tanto do país de origem como de destino, bem como de todos os países onde iria sobrevoar. A aeronave está operando de forma legal, mas foi retida após uma ligação obscura do império norte-americano”, segundo Juan Teixeira, presidente do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (Inac) da Venezuela.

Não há previsão de quando o avião deixará a Argentina.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Marcel Cardoso
Publicado em 15/09/2022, às 06h23


Mais Notícias