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Voo fatal

Piloto morre em acidente no Reno Air Race

Um piloto que participava do Reno Air Race morreu na tarde de domingo nos Estados Unidos


O acidente matou o piloto da aeronave - YouTube/Reprodução
O acidente matou o piloto da aeronave - YouTube/Reprodução

Na tarde de ontem (18), um avião que competia na corrida aérea do Reno Air Race caiu, deixando uma pessoa morta. Como pode ser visto em um vídeo postado no Twitter, pelo jornalista americano Ben Margiott, a aeronave caiu enquanto faz uma curva acentuada em alta velocidade.

O diretor executivo e presidente da Reno Air Race Association, Fred Telling, expressou,, em uma conferência de imprensa, suas condolências ao piloto e sua família e a todos os espectadores que foram testemunhas do infeliz acidente, ainda que a identidade da vítima não foi revelada.

Telling deu detalhes do acidente, informando que o acidente ocorreu na terceira volta da Jet Gold Race, mais precisamente no pilão externo 5.

Mais tarde, o porta-voz da associação divulgou uma nota oficial: "No momento, estamos coletando informações e confirmando detalhes do incidente que ocorreu hoje durante a Jet Gold Race. Podemos confirmar que apenas uma aeronave estava envolvida. O National Air Racing Championship suspendeu todas as operações para o evento de 2022 e forneceremos atualizações assim que possível. O Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (Ntsb) e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) irão investigar o incidente."

Antecedentes da Reno Air Race

Em 16 de setembro de 2011, uma aeronave norte-americana P-51D Mustang, que foi fortemente modificada para este evento, caiu durante uma das voltas do evento.

O avião comandado por James K. “Jimmy” Leeward de repente entrou em um voo invertido e atingiu o solo a mais de 400 milhas por hora (643 km/h), matando dez espectadores e ferindo outros 69.

O Ntsb investigou minuciosamente as modificações que foram feitas no avião para torná-lo mais competitivo. Essas modificações tornaram a aeronave mais leve e eliminaram o arrasto aerodinâmico, mas também a tornaram mais instável.

O relatório da investigação, divulgado em agosto de 2012, descobriu que a provável causa do acidente foi a reutilização de contraporcas de uso único no sistema de abas de ajuste do levantador esquerdo que se soltaram. Isso levou a uma rachadura por fadiga em um parafuso de ajuste e permitiu que a aba de ajuste batesse, fazendo com que o conjunto de ligação do compensador falhasse, resultando na perda de controle da aeronave. 

Modificações não aprovadas e não documentadas na aeronave contribuíram para o acidente. Em particular, a aba de compensação direita foi fixada no lugar. Se ambos os compensadores estivessem operacionais, a perda do compensador esquerdo por si só pode não ter causado a perda de controle. Quando o compensador falhou, Leeward experimentou 17 G's, o que rapidamente o incapacitou e provavelmente o deixou inconsciente.

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Martín Romero
Publicado em 19/09/2022, às 08h23


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