Uma startup francesa está planejando fazer uma viagem de volta ao mundo com um dirigível sem o uso de combustíveis fósseis
Uma startup francesa está planejando voar por 20 dias com um dirigível ao redor do mundo, sem escalas e sem o uso de combustíveis fósseis.
O Solar Airship One possui 151 metros de comprimento que serão preenchidos por 50.000 m³ de gás hélio. Dois tipos de fontes irão abastecer o seu sistema de propulsão: durante o dia, a energia solar, que preencherá quase 5.000 m² na parte superior da aeronave, e de noite, o hidrogênio será utilizado para alimentar uma célula de combustível.
Segundo a Euro Airship, responsável pela aventura, o projeto está sendo desenvolvido há uma década e, nos últimos três anos, detalhes de cunho industrial estão sendo definidos em conjunto com uma empresa de tecnologia e consultoria também da França.
Três tripulantes estarão a bordo do dirigível, que tem previsão de decolar em 2026, percorrendo 40.000 km, no sentido ocidente-oriente.
Outras duas empresas estão desenvolvendo projetos semelhantes. Uma delas, dos Estados Unidos, é financiada por Sergey Brin, fundador do Google.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 25/09/2023, às 08h12
+lidas