AERO Magazine
Busca

União faz a força

Cooperação entre Gol e Latam garantiu transporte de vacinas da covid-19

Gol transportou 500 kg em bagagens da Latam, viabilizando transporte do imunizante em um mesmo voo


Latam cedeu espaço dos porões para transporte emergencial das vacinas de covid-19

A última segunda feira (18), marcou o início da distribuição do primeiro lote de vacinas contra a covid-19 para todo o Brasil e também se tornou destaque na cooperação entre as companhias aéreas brasileiras.

Dentr ode uma mobilização para apoiar o envio das doses da vacina por todo território nacional, a Gol e a Latam Brasil realizaram uma ação conjunta para garantir a chegada dos imunizantes a cidade de Curitiba.

Para a tarefa humanitária especial, ambas as companhias deram total prioridade para o transporte de vacinas e estavam inteiramente à disposição do Ministério da Saúde. Quando confirmado o recebimento da carga com destino a Curitiba, o espaço no compartimento de carga da aeronave da Latam era insuficiente, exigindo mais voos regulares para atender o volume da carga.

Rapidamente, os funcionários da Latam e da Gol se uniram para a atender a demanda das vacinas sem prejudicar a distribuição dentro do prazo estipulado. Assim, a Gol decidiu por ceder espaço no porão de uma de suas aeronaves com o mesmo destino, carregando 500 kg em bagagens de passageiros da Latam em 25 volumes no total, peso que impediria o carregamento das vacinas no Airbus da companhia.

A solução de manter concentrada a carga de vacinas em um mesmo voo teve como objetivo favorecer a logística após o pouso, permitindo uma rápida coordenação para a distribuição imediata.

“Com a liberação de peso e espaço, a Latam pôde destinar à capital paranaense 70 caixas com vacinas contra a covid-19, uma carga de 2.700 kg”, explicou Cristian Tarifa Ruiz, coordenador da LATAM no aeroporto internacional de Guarulhos.

Com o impasse solucionado, o voo LA3439 levou as 2,7 toneladas de vacinas e partiu de Guarulhos às 17h55, chegando em Curitiba às 18h50. As bagagens dos passageiros deste voo chegaram pouco mais tarde, junto com o voo da Gol.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 22/01/2021, às 15h00 - Atualizado às 16h27


Mais Notícias