Selecionamos os quatro monomotores criados para voar a altas velocidades que aliam desempenho e aerodinâmica refinada
Selecionamos quatro monomotores desenhados para voar a altas velocidades e que surpreendem pelo desempenho e desing.
Liderada pelo talentoso projetista brasileiro Paulo Iscold, uma pequena equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criou o avião de quatro cilindros mais rápido do mundo, o Anequim.
Desenhado para minimizar o arrasto e incrementar sua performance, o avião prima pela eficiência aerodinâmica. O motopropulsor também é forte, um Lycoming AEIO-360 adaptado para oferecer 250 cavalos de potência.
O Anequim bateu muitos recordes mundiais de velocidade para aeronaves com menos de 500 quilos de peso máximo de decolagem. Entre os muitos voos que fez, chegou a atingir impressionantes 532 quilômetros por hora.
Produzido na República Tcheca pela JMB Aircraft, o VL3 é uma aeronave de dois lugares disponível em duas versões, com trem de pouso fixo e retrátil. Lançado em 2013, o monomotor de asa baixa atinge velocidades de cruzeiro acima de 350 quilômetros por hora.
Destaque para sua aerodinâmica avançada. Ele possui asa de perfil laminar e fuselagem cuidadosamente projetada para minimizar a resistência ao ar, “com separação do fluxo de ar no ângulo crítico de inclinação na raiz da asa, assegurando boa manobrabilidade até o estol”.
São quatro possibilidades de propulsão, com variação de modelos de 100 a 160 cavalos de potência. O mais potente é o Rotax 916IS, que garante uma taxa de subida de até 2.600 pés por minuto, um desempenho surpreendente para sua categoria.
O Evolution Turbine EVOT-850 é uma obra-prima da aviação. Com uma fuselagem aerodinâmica e notáveis 867 cavalos de potência no eixo (shp), este monomotor turbo-hélice de quatro lugares oferece uma experiência única para entusiastas da aviação, a começar por sua construção com participação do dono.
Pertencente a uma família que também conta com modelos a pistão, o EVOT-850 possui um design aerodinâmico cuidadosamente elaborado para otimizar a eficiência em voo.
Sua fuselagem elegante e seu perfil de asa foram projetados para proporcionar estabilidade, ganho de velocidade e eficiência no consumo de combustível. A construção em carbono pré-impregnado termicamente curado minimiza o peso, enquanto a sua estrutura aerodinâmica corta o ar, diminuindo a resistência.
Com uma impressionante marca de 330 nós (KTAS) de velocidade de cruzeiro, o EVOT-850 se destaca como o mais veloz entre os monomotores leves de quatro lugares, realizando viagens definitivamente rápidas.
O coração do EVOT-750 é seu motor, um poderoso Pratt & Whitney PT6-140A, que impulsiona o avião a altas velocidades e garante uma capacidade de subida de até 4.000 pés por minuto, além de alto desempenho em altitudes elevadas.
Com inúmeros recordes de velocidade, o Shark é um ultraleve com disposição em tandem, de alta performance, asa baixa e trem retrátil, projetado para ser rápido. É todo construído em fibra de carbono e oferece um confortável cockpit, com bancos reclináveis e instrumentação EFIS/EMS (garantindo consciência de voo e do desempenho do motor), além de ótima visibilidade.
O segredo do avião está na combinação entre materiais compostos e eficiência aerodinâmica. Para reduzir ao mínimo a resistência aerodinâmica, os projetistas se inspiraram em turbo-hélices militares para desenhar um perfil alar único em ultraleves, voltado para voos rápidos.
Na fuselagem, destaque para o bordo exterior em forma elíptica. Ele é impulsionado pelo motor Rotax 912ULS e atinge 290 quilômetros por hora de velocidade de cruzeiro.
Por Thomas Buff
Publicado em 03/04/2024, às 15h00
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