AERO Magazine
Busca

Especial

Conheça 4 opções de bimotores leves a pistão vendidos no Brasil

Compilamos 4 bimotores leves a pistão que são opções aos operadores brasileiros em diversas operações


Agronegócio no Brasil tradicionalmente preferiu aviões bimotores a pistão - Divulgação
Agronegócio no Brasil tradicionalmente preferiu aviões bimotores a pistão - Divulgação

A aviação é um dos instrumentos de trabalho mais importantes e eficientes para otimização de tempo, tanto para empresas quanto para profissionais liberais. Recentemente, a tragédia no Rio Grande do Sul evidenciou ainda mais a capacidade da aviação de ser um elo fundamental para reduzir o tempo de resposta a calamidades e ser uma ferramenta ágil para o transporte de insumos, alimentos e profissionais de saúde, entre outros.

Usualmente, os operadores de aviação geral, sobretudo os novatos, optam por monomotores a pistão de quatro ou seis lugares. Com o desenvolvimento do negócio e a crescente necessidade de uso dos aviões, muitos proprietários migram para aeronaves bimotoras a pistão, geralmente buscando maior velocidade, mais espaço interno, capacidade superior e maior peso máximo de decolagem.

A escolha de uma aeronave é um processo bastante complexo, que requer estudo e assessoria qualificada. A equipe de AERO Magazine compilou uma lista inicial dos principais aviões bimotores a pistão ainda em produção e vendidos no Brasil. Apontamos os dados técnicos de maior relevância, bem como uma média dos prós e contras de cada modelo. Evidentemente, as vantagens de cada avião variam conforme o operador, assim, a lista destaca a média nacional.

Beechcraft Baron G58
Baron

O Beech Baron, um dos aviões bimotores a pistão mais vendidos do mundo, ganhou fama devido à sua robustez, potência e facilidade de operação. Derivado do Bonanza e produzido desde 1961, este modelo ainda oferece um dos melhores custos-benefícios do mercado, com alto valor de revenda. Todavia, vem perdendo mercado para novas opções de bimotores a pistão e, principalmente, para os monoturboélices. Estes últimos possuem capacidade semelhante e um custo operacional menor, em parte porque são abastecidos com querosene, um combustível mais fácil de encontrar e consideravelmente mais barato que a gasolina de aviação no território nacional..

Especificações básicas*

Bimotor de asa baixa e trem de pouso retrátil
Motor: 2x Continental IO-550-C de 300 hp, cada
Aviônica: Garmin G1000 NXi
Ocupantes: 6 (1+5)
Alcance: 2.741 km
Velocidade máxima de cruzeiro: 202 nós
Distância média de decolagem: 715 m
Distância média de pouso: 759 m
Carga útil: 712 kg

Pontos positivos

  • Fácil de operar
  • Robustez
  • Potência disponível
  • Velocidade de cruzeiro
  • Uma das maiores redes de oficinas homologadas no Brasil
  • Facilidade de peças para reposição
  • Valor na revenda

Pontos negativos

  • Projeto antigo
  • Consumo elevado
  • Poucos opcionais 

Diamond DA62
Diamond DA62

Dentre as novas opções de bimotores leves, o DA62, da austríaca Diamond, vem ganhando presença no mercado nacional, principalmente após o acordo com a brasileira Aeromot, que se tornou distribuidora e centro de serviços no Brasil. Certificado pela ANAC em maio de 2017, o DA62 destacou-se e, a partir do ano seguinte, passou a dominar 66% do mercado de bimotores registrados no país. Um dos destaques do DA62 são seus motores de ciclo diesel, que utilizam querosene de aviação, e seu projeto aerodinâmico avançado, que contribui para reduzir o arrasto e melhorar o desempenho.

Especificações básicas*

Bimotor de asa baixa e trem de pouso retrátil
Motor: 2x Austro Engine AE330 de 180 hp, cada
Aviônica: Garmin G1000 NXi
Ocupantes: 6 (1+5) – Existe a opção de sete lugares com banco extra de dois lugares
Alcance: 2.385 km
Velocidade máxima de cruzeiro: 192 nós
Distância média de decolagem: 480 m
Distância média de pouso: 680 m
Carga útil: 702 kg

Pontos positivos

  • É abastecido com querosene de aviação
  • Baixo consumo
  • Pacote de opcionais (alerta de tráfego, Synthetic Vision, radar meteorológico, Stormscope, etc)
  • Motor equipado com FADEC
  • Manete de aceleração única (não possui passo de hélice ou mistura)
  • Acabamento interno

Pontos negativos

  • Ar condicionado subdimensionado para o Brasil
  • Poucas oficinas homologadas para os serviços nos motores
  • Apenas crianças viajam com conforto na última fileira de bancos

Tecnam P2006T
P2006T

Lançado em 2009, o P2006T da italiana Tecnam ganhou destaque como treinador em escolas de aviação, mas também é empregado em missões de patrulha e vigilância, aerofotografia, mapeamento, além de transporte de cargas leves e executivo. Recentemente, recebeu uma atualização para a versão NG, que inclui uma porta exclusiva para o copiloto, aviônica atualizada para o Garmin G1000 NXi, com piloto automático GFC 700, interior em couro de duas tonalidades e sistema de luzes LED. No Brasil, existem apenas duas unidades deste modelo em serviço.

Especificações básicas*

Bimotor de asa alta cantilever e trem de pouso retrátil
Motor: 2x Rotax 912 iSc3 de 100 hp, cada
Aviônica: Garmin G1000 NXi
Ocupantes: 4 (1+3)
Alcance: 1.722 km
Velocidade máxima de cruzeiro: 148 nós
Distância média de decolagem: 417 m
Distância média de pouso: 375 m
Carga útil: 410 kg

Pontos positivos

  • Baixo custo de aquisição
  • Consumo horário baixo (média 14 l/h)
  • Facilidade de operação
  • Baixo custo operacional

Pontos negativos

  • Pouca potência disponível
  • Baixa performance, principalmente com alta altitude densidade e no MTOW
  • Suporte técnico para manutenções ainda incipiente
  • Dificuldade para encontrar peças em estoque

Vulcanair P68C
P68C

Outro fabricante italiano de aeronaves, a Vulcanair, localiza-se próxima à Tecnam, compartilhando o mesmo aeroporto, o Naples International Airport, em Casoria. O bimotor a pistão P68C destaca-se por sua versatilidade multimissão, graças a características como asa alta, janelas amplas e trem de pouso fixo — este último sendo ideal para pousos em pistas de terra, comuns em fazendas no Brasil. Oferece um custo de aquisição competitivo e uma grande capacidade interna, mas ainda conta com uma rede de suporte incipiente no Brasil.

Especificações básicas*

Bimotor de asa alta cantilever e trem de pouso fixo
Motor: 2x Lycoming IO-360-A1B6 - 200 hp cada
Aviônico: Garmin G1000
Ocupantes: 6 (1+5)
Alcance: 2.960 km
Velocidade máxima de cruzeiro: 162 nós
Distância média de decolagem: 240 m
Distância média de pouso: 200 m
Carga útil: 680 kg

Pontos positivos

  • Versatilidade
  • Robustez
  • Baixo custo de aquisição
  • Autonomia máxima de 11h
  • Facilidade de operação

Pontos negativos

  • Layout do cockpit ultrapassado
  • Dificuldade para encontrar peças em estoque
  • Suporte técnico incipiente no Brasil

*As informações gerais são oriúndas dos dados básicos fornecido pelos fabricantes,
podendo existir diferenças entre versões, número de série ou personalização das aeronaves

Por Micael Rocha
Publicado em 15/05/2024, às 08h00


Mais Aviação Executiva