AERO Magazine
Busca

Tensão nos ceús

Caças dos EUA interceptam Su-35 e Mig 35 russos sobre o Mar de Barents

Essa foi a segunda interceptação nesta semana contra aviões militares da Rússia


Caças Su-35 estão entre os mais avançados da chamada 4º geração plus | Foto: Otan

Caças F-15 dos Estados Unidos baseados na Estônia interceptaram dois caças russos Su-35 e dois Mig 31 que estavam voando próximo ao espaço aéreo aliado sobre o Mar de Barents, nessa quinta-feira (3).

Os caças estadunidenses partiram da base aérea de Amari, na Estônia, para identificar as aeronaves, que não apresentaram plano de voo nem fizeram contato com o controle de tráfego aéreo. Ao se aproximar dos aviões hostis, foi observado que os Su-35 Flanker E e os Mig 31 estavam escoltando um avião de transporte Tu-154.

“Em nenhum momento a aeronave russa entrou no espaço aéreo aliado e todas as interações foram seguras e profissionais”, publicou a Otan.

Além disso, outras interceptações contra aeronaves russas aconteceram ontem. A força aérea da Noruega interceptou um avião tanque e um bombardeiro Tu-95 Bear, sobre o Mar de Barents.

Em seguida, foi a vez da real força aérea inglesa interceptar os clássicos bombardeiros orientais que estavam indo em direção às ilhas britânicas.

Aeronaves russas tem voando com frequência sobre o Mar de Barentes e o Mar Báltico  | Foto:  Força Aérea da Noruega

Apenas nesta semana foram duas interceptações contra aeronaves da força aéreo espacial russa, na quarta-feira (2), caças F-35A noruegueses e Eurofighter Typhoon ingleses foram acionados para averiguar os aviões militares russos.

Foi a primeira interceptação dos caças F-35A noruegueses neste ano de 2022 | Foto: Força Aérea da Noruega

As investidas da Otan contra os vários aviões provocou uma resposta de Moscou, relatando que as interceptações “são uma utilização injustificada de recursos humanos e materiais, criando riscos para os aviões civis”.

Saiba Mais...

A Rússia, que está em meio às tensões com a Otan, Ucrânia e Estados Unidos. O temor mundial de uma invasão dos russos aos vizinhos ucranianos ainda perdura. Tanto que, os Estados Unidos e alguns de seus aliados estão deslocando tropas e fornecendo equipamentos bélicos para Kiev.

Moscou nega qualquer ação de invasão ao território da Ucrânia, mesmo mantendo milhares de soldados, tanques e aviões na fronteira. Por outro lado, o governo liderado por Vladimir Putin não aceita que a Ucrânia seja uma nação membra da alinaça militar da Otan.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 04/02/2022, às 15h00 - Atualizado em 07/02/2022, às 13h36


Mais Notícias