AERO Magazine
Busca

Queima de arquivo

Militares dos EUA destroem próprio helicóptero em secreta missão na Síria

A ação militar estadunidense culminou com a morte do líder do Estado Islâmico


Black Hawk cumpre missões de assalto aéreo, apoio geral, evacuação aeromédica, entre outras | Foto: Us Army

Um helicóptero MH-60M do Exército dos Estados Unidos foi destruído por militares norte-americanos após uma grande missão na Síria nessa quinta-feira (2), culminando na morte do líder do Estado Islâmico, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi.

Altos funcionários do governo teriam dito que um dos helicópteros envolvidos apresentou um problema técnico e, após uma avaliação, foi decretado que a aeronave não era mais útil para o retorno seguro das equipes.

Após a decisão, o MH-60M foi levado para uma área distante da ação militar e destruído pelos próprios norte-americanos. Algumas informações completam que o helicóptero em questão foi destruído por um caça F-16.

O Pentágono não comenta muitos detalhes sobre isso, mas confirma que a ação das Forças Especiais na Síria não tiveram nenhuma baixa de militares estadunidenses. Contudo, outras fontes e jornais noticiaram que 13 pessoas morreram na ação, incluindo mulheres e crianças.

 O ataque das forças especiais dos Estados Unidos, que culminou na morte do líder do Estado Islâmico, foi considerada “bem sucedida” pelas autoridades norte-americanas, inclusive pelo próprio presidente Joe Biden, que autorizou a ação que estava em planejamento há meses.

“Ontem à noite, sob minha direção, as forças militares dos EUA realizaram com sucesso uma operação de contraterrorismo. Graças à bravura de nossas Forças Armadas, removemos do campo de batalha Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi – o líder do ISIS”, disse o presidente Biden.

Saiba Mais...

Este fato (da destruição da aeronave militar em uma ação como essas) remete a outro episódio parecido que aconteceu em 2011 durante a missão que acabou matando Osama bin Laden.

Durante a ação das forças especiais da marinha dos EUA, Navy Seals, um helicóptero ficou danificado ao bater sua cauda em um muro. Devido às circunstâncias da precisa operação, foi tomada a decisão de destruição da aeronave.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 04/02/2022, às 10h35 - Atualizado às 12h13


Mais Notícias