AERO Magazine
Busca

Interceptação binacional

Caças da Noruega e do Reino Unido interceptam bombardeiros russos

Não é a primeira vez que uma ação da aliança militar da Otan intercepta aeronaves russas em 2022


Essa foi a primeira interceptação dos caças F-35A noruegueses neste ano de 2022 | Foto: Força Aérea da Noruega

Caças F-35A da Noruega e Eurofighter Typhoon do Reino Unido foram acionados para interceptar aeronaves russas que estavam voando no extremo norte do continente, a ação aconteceu nessa quarta-feira (2).

Os furtivos F-35 foram engajados para interceptar uma aeronave de alerta aéreo antecipado A-50 Mainstay, na região da península de Kola.

"As identificações de hoje demonstram que o F-35 funciona em seu novo papel como QRA fora de Evenes. Esta missão de policiamento aéreo é muito importante para a Otan e a força aérea norueguesa está bem preparada e pronta para apoiar”, disse Rolf Folland, major-general e comandante da Força Aérea Real da Noruega.

Após a interceptação norueguesa, alguns aviões da Rússia retornaram para o espaço aéreo de seu país, mas outros seguram para a direção sul no Atlântico Norte.

Para interceptar as aeronaves restantes – dois bombardeiros Tu-95 Bear H e dois aviões de patrulha marítima Tu-142 Bear F-, foram acionados os caças ingleses Eurofighter Typhoon que partiram da base aérea de Lossiemouth, situada à noroeste da Escócia.

Moscou respondeu alegando que as aeronaves interceptadas não invadiram nenhum espaço aéreo e que as ações múltiplas contra aviões militares russos “são uma utilização injustificada de recursos humanos e materiais, criando riscos para os aviões civis”.

Apesar de antigos, os bombardeiros Tu-95 Bear ainda representam um grande valor estratégico a Rússia | Foto: RAF 

A Rússia, que está em meio às tensões com a Otan, Ucrânia e Estados Unidos, também interceptou recentemente aeronaves da aliança militar.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 03/02/2022, às 19h20 - Atualizado em 04/02/2022, às 13h12


Mais Notícias