AERO Magazine
Busca

Erro no abate

Caça Sukhoi Su-27 da Ucrânia foi alvo de fogo amigo

Vídeo mostra caça Su-27 ucraniano sendo destruído e caindo em chamas


Su-27 Flanker é o caça mais avançado utilizado pela força aérea ucraniana - Divulgação
Su-27 Flanker é o caça mais avançado utilizado pela força aérea ucraniana - Divulgação

Um caça Sukhoi Su-27 da Ucrânia pode ter sido alvo de fogo amigo, ou seja, foi derrubado por forças ucranianas. Algumas imagens que estão circulando nas mídias socias mostram o que parece ser os destroços de um Su-27 Flanker da Ucrânia.

No vídeo acima a aeronave é atingada e cai em chamas, mas não é perceptível neuhum rastro de míssil terra-ar, o que pode sugerir que foi utilizado um armamento ar-ar.

A defesa da Ucrânia, até o momento, não emitiu nenhum comunicado sobre a perda de um Su-27 Flanker de sua força aérea que já conta com poucas unidades disponíveis. Por parte da Rússia também não houve a reivindicação da destruição do caça.

Desde o mês passado alguns aviões da força aérea ucraniana voltaram a cena do conflito, não só os Su-27, mas alguns Su-24 foram visto em ataques contra forças russas.

Entretanto, Kiev teve boa parte da frota de suas aeornaves de combate destruídas nos primeiros dias da invasão, que completou recentemente 100 dias. A maior parte dos caças foi neutralizado ainda no solo, antes mesmo de terem chances de iniciar um combate aéreo.

Entretanto, o lado russo também acumula considerável número de baixas, com caças Su-25 e os avançados Su-34 e Su-35 abatidos pelos ucranianos. O último caso de relevância foi a declaração de Kiev, ainda não confirmada, que um dos seus MiG-29 abateu um Su-35 russo. Esse caso também carece de imagens ou dados concretos que confirmem a perda russa.

De ambos os lados estão tendo perdas de aeronaves, principalmente de drones e hélicópteros. Nesta lista é possível conferir as baixas confirmadas das forças aéreas russa e ucraniana.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 06/06/2022, às 14h15


Mais Notícias