AERO Magazine
Busca

Oportunidades na pandemia

Aplicativo de fretamento de aeronave cresce na pandemia

Plataforma recebeu mais de 20.000 pedidos de cotação de voos


Aviação de negócios assumiu novo protagonismo na integração nacional e demanda poderá crescer após a pandemia

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

O aplicativo de fretamento de aeronaves de negócios Fly Adam atingiu a marca de 20 mil pedidos de cotação de voos, apenas 8 semanas após o seu lançamento, com uma taxa de crescimento de 2.500% no volume de solicitações no mês de maio em relação a abril.

O aplicativo surgiu em um momento bastante conturbado na aviação, afetando especialmente a operação do segmento comercial, elevando a demanda por voos privados. Diversos passageiros passaram a buscar na aviação de negócios uma alternativa para destinos suspensos ou com frequências reduzidas durante a pandemia. Das 140 localidades atendidas pela malha aérea doméstica, hoje não chega a 50 o número de cidades servidas.

LEIA TAMBÉM

Além disso, o uso de aeronaves executivas também passou a ser visto como mais seguro pelo menor número de pessoas a bordo. A plataforma conecta as empresas de táxi aéreo diretamente aos clientes para que buscam o transporte de passageiros, carga e mesmo UTI aérea em voos não regulares.

A Adam é um start up de tecnologia e criou o primeiro marketplace especializado em mobilidade aérea no Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), a Confederação Nacional de Transporte (CNT) e o Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo (SNETA).

Jatos de negócio podem ser uma alternativa para chegar aos destinos que tiveram redução nas frequências na aviação comercial

Segundo a plataforma, as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus, Salvador e São Paulo estão entre os destinos mais pesquisados pelos usuários.

“Desejamos contribuir com a logística para empresas que têm de levar materiais a diversos destinos, hospitais que aguardam chegada de órgãos e, também, com serviço de UTI aérea para pessoas que necessitam transportar parentes doentes”, afirma Diniz, CEO da Adam.

O aplicativo tem uma interface bastante simples, bastando inserir a origem, destino, data desejada, assim como o número de passageiros e efetuar a pesquisa. O resultado traz todas as possibilidades de aeronaves com os respectivos custos.

“A plataforma tecnológica oferece competição e flexibilidade para que as pessoas possam conhecer as possibilidades de o transporte aéreo não regular e escolher a melhor alternativa”, explica Flávio Pires, CEO da Abag.

A Abag ainda acredita que mesmo com a retomada da aviação comercial haverá uma nova demanda para aviação de negócios, que poderá complementar a oferta de voos e o acesso as cidades que tiveram redução na oferta. “Depois que tudo isso passar, acreditamos que a retomada da oferta de voos será gradual e podemos atuar como complementares ao transporte aéreo regular em muitas localidades”, disse o CEO da Abag.

O executivo lembra que o Brasil tem pouco mais de 5.500 municípios, com aproximadamente 3.500 tendo aeródromos ou aeroportos, mas que a aviação regular atendia, em 2019, pouco mais de 140 localidades.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 10/06/2020, às 14h00 - Atualizado às 15h06


Mais Notícias