A Airbus apresentou sua estratégia para desenvolver uma nova aeronave de corredor único até o final da década de 2030
Durante o Airbus Summit 2025, a Airbus apresentou uma atualização sobre sua estratégia para o futuro da aviação comercial, incluindo o desenvolvimento de uma nova aeronave de corredor único, prevista para entrar em serviço na segunda metade da década de 2030. A empresa também revisou seu projeto ZEROe para avançar nas tecnologias associadas ao voo movido a hidrogênio.
A Airbus já demonstrou um sistema de propulsão a hidrogênio de 1,2 MW em 2023 e, em 2024, concluiu testes de integração de células de combustível, motores elétricos e outros componentes.
Para lidar com os desafios da distribuição de hidrogênio líquido em voo, a empresa, em parceria com a Air Liquide Advanced Technologies, desenvolveu o Liquid Hydrogen BreadBoard (LH2BB) em Grenoble, na França. Testes em solo estão programados para 2027 no Electric Aircraft System Test House, em Munique.
Além das tecnologias de aeronaves, a Airbus seguirá promovendo a criação de uma economia baseada no hidrogênio e das regulamentações necessárias para viabilizar a aviação movida a hidrogênio em larga escala.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 28/03/2025, às 23h02
+lidas