Airbus revelou avanços tecnológicos para uma nova geração de aeronaves sustentáveis no Airbus Summit 2025
No Airbus Summit 2025, realizado nos dias 24 e 25 de março, a Airbus apresentou uma atualização sobre sua estratégia para o futuro da aviação comercial. A empresa detalhou os avanços nas tecnologias que poderão compor uma nova geração de aeronaves de corredor único, prevista para entrar em serviço na segunda metade da década de 2030.
Além disso, divulgou o progresso na maturidade das tecnologias para voos movidos a hidrogênio. O evento reuniu especialistas do setor para discutir o futuro da aviação sustentável e as soluções tecnológicas que viabilizarão uma nova geração de aeronaves comerciais mais eficientes e sustentáveis.
A Airbus apresentou os principais blocos tecnológicos que permitirão uma aeronave com eficiência de combustível 20-30% superior à da geração atual, com capacidade para operar com até 100% de combustível sustentável de aviação (SAF). A empresa também revelou novos conceitos de design que exploram diferentes configurações para otimizar a eficiência dos aviões e apoiar a meta do setor de aviação de zerar emissões líquidas de carbono até 2050.
Entre as tecnologias em desenvolvimento, destacam-se motores mais eficientes, incluindo designs disruptivos de open fan; asas longas e dobráveis para ganhos aerodinâmicos; baterias de nova geração para suportar arquiteturas híbridas com maior uso de eletricidade em funções propulsivas e não propulsivas; e materiais leves e sistemas integrados para uma aeronave conectada.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 28/03/2025, às 22h53
+lidas