AERO Magazine
Busca

Indústria

Airbus amplia uso de combustíveis sustentáveis no Canadá

Unidade da Airbus no Canadá passa a utilizar combustível sustentável de aviação (SAF)


Em 2024, o SAF representou 18% da mistura de combustível da Airbus - Divulgação
Em 2024, o SAF representou 18% da mistura de combustível da Airbus - Divulgação

A Airbus anunciou nesta quinta-feira (20), que realizou a primeira entrega de combustíveis sustentáveis de aviação na unidade do modelo A220, localizada na cidade de Mirabel, no Canadá.

Com isso, todas as unidades de montagem de aeronaves comerciais do fabricante pelo mundo agora utilizam SAF em suas operações internas, incluindo produção, aceitação de clientes e voos de teste. Ao longo do ano, todos os centros de entrega de aeronaves comerciais oferecerão o combustível aos clientes para voos de translado.

Na unidade de Mirabel, a expectativa é que mais de 600.000 litros de SAF, com uma mistura de 30%, sejam utilizados ao longo do ano, representando uma redução estimada de 400 toneladas métricas de CO2. "Em média, o SAF pode reduzir as emissões de CO2 em até 80% em comparação com o combustível de aviação tradicional. Essa redução substancial é crucial para o progresso da indústria em direção à descarbonização até 2050", disse Benoît Schultz, CEO da Airbus Canadá.

airbus
Foto: Airbus

Em 2024, o SAF representou 18% da mistura de combustível da Airbus, totalizando mais de 16 milhões de litros do combustível puro. Além disso, 75% das aeronaves entregues pela empresa foram abastecidas por ele.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 20/03/2025, às 09h05


Mais Notícias