A agência de aviação civil da China validou a certificação da nova geração de aviões executivos da Airbus
A agência de aviação civil da China (CAAC) validou o certificado de tipo para a família de aviões executivos ACJneo, da Airbus, permitindo o registro local dessas aeronaves. A decisão amplia o mercado para compradores no país, que passam a ter acesso a aeroportos adicionais.
De acordo com a Airbus Corporate Jets, a certificação também proporciona vantagens financeiras. "O outro benefício principal que um registro local traz para os operadores é a capacidade de levar em conta os custos operacionais de suas aeronaves — incluindo o combustível adquirido — em suas obrigações fiscais da empresa".
A família ACJ conta com aproximadamente 160 aeronaves em operação em todo o mundo. Os modelos ACJneo incluem o ACJ319neo e o ACJ320neo, que podem ser equipados com motores CFMI Leap ou Pratt & Whitney GTF. Estas unidades possuem uma altitude de cabine de 6.400 pés quando operando a 41.000 pés de altitude, oferecendo condições de pressurização otimizadas para os passageiros.
Outra característica é a presença de escadas retráteis na porta dianteira, eliminando a necessidade de equipamentos auxiliares de embarque. Em termos de autonomia, o ACJ320neo tem capacidade para voar por mais de treze horas, enquanto o ACJ319neo pode operar por mais de quinze horas sem escalas.
Com a certificação validada na China, esses modelos passam a integrar a seleção restrita de grandes aviões executivos que podem ser registrados no país.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/04/2025, às 10h08
+lidas