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Aviação Militar

King Air 260 forma primeira turma de pilotos na US Navy

A Marinha dos EUA formou os primeiros aviadores navais no T-54A Marlin II


T-54 METS
Baseado no King Air 260 o T-54A permitiu modernizar a formação multimotor de aviadores navais nos EUA - US Navy

A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) anunciou a formatura dos primeiros quatro aviadores navais do Quarto Esquadrão de Treinamento Aéreo (TW-4) no T-54A Marlin II, novo avião de instrução multimotor da força.

Derivado do King Air 260, o T-54A foi selecionado como o Multi-Engine Training System (METS) em substituição ao T-44C Pegasus, versão militar do King Air B90, após mais de quatro décadas de operação.

Modernização da formação

O T-54A atingiu a capacidade operacional inicial em maio de 2024, representando a transição para uma plataforma mais moderna e avançada, mas ainda baseada no King Air. A continuidade da filosofia de projeto reduziu o tempo de adaptação de instrutores e equipes de manutenção, permitindo que o modelo fosse declarado plenamente operacional em prazo reduzido.

Este é um momento de orgulho para o TW-4 e para toda a comunidade de aviação naval”, disse o capitão Paul Penn, comodoro do TW-4. “Estes estudantes representam o futuro da nossa frota multimotor, e seu sucesso reflete anos de planejamento, testes e cooperação para garantir que o T-54A forme aviadores de classe mundial.”

T-44C
Ao longo de quatro décadas a Marinha dos EUA utilizou o T-44C Pegasus, versão militar do King Air B90, na formação multimotor

O T-54A incorpora aviônicos digitais, telas multifuncionais e sistemas de segurança aprimorados. O programa METS também prevê simuladores de alta fidelidade e currículo redesenhado, aproximando o treinamento das operações reais nos demais aviões da Marinha dos EUA, como o P-8A Poseidon, E-6B Mercury e C-130J Hercules.

Próximos passos do METS

Com a conclusão da primeira turma, o TW-4 ampliará progressivamente a formação de aviadores no T-54A à medida que novas aeronaves e simuladores forem entregues, até atingir a plena capacidade operacional.

O programa METS vai além de uma nova aeronave”, disse Penn. “Trata-se de preparar nossos estudantes para atuar em um ambiente operacional complexo e exigente. O marco de hoje confirma que estamos na direção certa.”

Estrutura de treinamento

O Comando de Treinamento Aéreo Naval (CNATRA), sediado na Naval Air Station Corpus Christi, no Texas, supervisiona cinco asas aéreas de treinamento e dezessete esquadrões localizados na Flórida, Mississippi e Texas. Essas unidades conduzem a formação primária, intermediária e avançada de aviadores navais, oficiais de voo e pilotos de aeronaves não tripuladas.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 15/09/2025, às 09h25


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