Textron oferece o jato Beechcraft M-346N como novo treinador da Marinha dos EUA, em parceria com a Leonardo, visando substituir o T-45 Goshawk
A Textron Aviation anunciou nesta segunda-feira (28), a oferta do caça Beechcraft M-346N como solução pronta para o novo programa de treinamento de jatos da Marinha dos Estados Unidos.
O movimento ocorre em resposta às solicitações de informações emitidas pela Marinha em preparação para uma futura licitação oficial.
O M-346N, uma versão customizada do consagrado jato M-346 desenvolvido pela Leonardo, é fruto de um acordo de cooperação entre a Textron e a empresa italiana. A parceria visa atender aos requisitos operacionais e de treinamento da aviação naval norte-americana com uma plataforma já validada em forças aéreas de quarta e quinta gerações.
Atualmente, mais de cem unidades do M-346 estão em serviço ao redor do mundo, incluindo na International Flight Training School (IFTS), na Itália, considerada referência global em instrução de pilotos militares. O modelo é apontado como uma solução madura, com desempenho operacional comprovado e tecnologias compatíveis com os atuais vetores de combate.
O Beechcraft M-346N representa uma aposta estratégica da empresa para assegurar presença no competitivo setor de treinamento avançado de pilotos da Marinha dos EUA.
"Com nossa herança profundamente enraizada na robustez e confiabilidade da fabricação americana, o Beechcraft M-346N se junta a uma orgulhosa linha de aeronaves construídas ao longo de 95 anos de excelência em aviação. A aeronave pode ser a base para o futuro do treinamento de jatos de graduação da Marinha, combinando desempenho operacional comprovado com tecnologias de ponta", disse Travis Tyler, presidente e CEO da Textron Aviation Defense.
Caso selecionado, o M-346N poderá substituir os atuais jatos T-45 Goshawk, que operam desde os anos 1990 e enfrentam crescente obsolescência frente às novas demandas de interoperabilidade, eficiência logística e simulação avançada exigidas pelas forças armadas norte-americanas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/07/2025, às 14h40
+lidas