Um Boeing 747-400 convertido em cargueiro transportou uma carga de três touros do Uruguai à China
No último fim de semana, um Boeing 747-400 convertido em cargueiro (BDSF) transportou três touros das raças Hereford, Aberdeen Angus e Braford para a China, como parte de um presente diplomático dado pelo Uruguai, pelos 35 anos das relações diplomáticas entre os dois países.
A aeronave de matrícula B-2437, em operação comercial desde 1991, partiu de Montevidéu (MVD) com destino a Yinchuan (INC), com escala em Madri (MAD). O governo uruguaio informou que os animais passaram por um protocolo sanitário antes do embarque e foram acompanhados por veterinários do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) durante a viagem.
O processo de seleção envolveu candidatura, avaliação e sorteio, incluindo a escolha de touros suplentes para eventuais substituições. Segundo Fernando Mattos, Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, o envio desses animais pode abrir caminho para futuras exportações de genética bovina uruguaia ao mercado chinês, principal parceiro comercial do país sul-americano.
#AHORA arribaron a Yinchuan, China, los reproductores que el Presidente @LuisLacallePou y el Ministro Fernando Mattos obsequiaran a Xi Jinping y a su ministro de Agricultura y Asuntos Rurales respectivamente. pic.twitter.com/eFadf91wNR
— MGAP (@MGAPUruguay) February 25, 2025
Na América do Sul, países como Argentina, Chile e Uruguai exportam animais vivos, especialmente cavalos e touros, para o Oriente Médio, onde são adquiridos para eventos e atividades recreativas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 26/02/2025, às 08h47 - Atualizado às 17h15
+lidas