As enchentes no Rio Grande do Sul, que causaram mais de oitenta mortes e prejuízos bilionários, seguem gerando dificuldades também para o transporte aéreo. O aeroporto de Porto Alegre foi inundado e segue fechado. Sem o principal terminal gaúcho a operação aérea no estado segue comprometida.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em nota, afirma que todos os voos para Porto Alegre seguem cancelados e sem previsão de retomada das operações. O estado geral da pista, pátios de manobra e do próprio terminal de passageiros, poderá exigir uma extensa e complexa manutenção.
Todavia, os trabalhos dependem da melhora no clima e da possibilidade da chegada de equipamentos para reparo e limpeza.
Por ora, apenas os aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no Rio Grande do Sul.
Leia abaixo a íntegra da nota da Abear do dia 6 de maio:
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) informa que o Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) está fechado por tempo indeterminado, com todas as operações suspensas, de acordo com a concessionária Fraport. Não há previsão de retomada. Para a segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado.
As associadas ABEAR cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso. Os passageiros devem entrar em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha.
Os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado.
Leia abaixo a íntegra da nota da Abear do dia 5 de maio:
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) reitera que o aeroporto de Porto Alegre (Salgado Filho) está fechado, com todas as operações suspensas até sexta-feira (10). O aeroporto foi evacuado e está sem acesso por via terrestre.
As associadas ABEAR cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e estão comunicando os passageiros sobre flexibilidade nas regras de remarcação, reembolso e cancelamento:
– GOL: todos os voos cancelados até às 23h30 de 6ª feira (10)
– LATAM: todos os voos cancelados até às 23h59 de 6ª feira (10)
– VOEPASS: todos os voos suspensos até 6ª feira (10)
Os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas no estado.
A ABEAR se solidariza com a população do Rio Grande do Sul e, junto com as suas associadas, se mantém à disposição para contribuir com ações de logística para viabilizar o transporte de doações para o estado. Cada empresa disponibilizará em seus canais informações sobre suas iniciativas que contemplam:
– Flexibilidade nas regras de remarcação, reembolso e cancelamento para passageiros com origem e/ou destino para o Rio Grande do Sul
– Transporte solidário de profissionais para o resgate das vítimas
– Mobilização com entidades de assistência social parceiras para o transporte gratuito de doações para a população atingida
ABEAR – 05/05/2024 – 19h05