AERO Magazine
Busca

Aeroporto embaixo d'água

Aeroporto Salgado Filho interrompeu operações de pousos e decolagens

Fraport anunciou que as operações no Salgado Filho estão interrompidas por tempo indeterminado


Um vídeo gravado antes da interrupção total das operações mostra as taxiways alagadas - Redes Sociais
Um vídeo gravado antes da interrupção total das operações mostra as taxiways alagadas - Redes Sociais

A Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, anunciou a suspensão das operações, na noite de hoje (03), por conta do alagamento das pistas e da área de manobras, que ocorreram devido às fortes chuvas que atingiram diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a capital.

Em um comunicado, a empresa informou que as interrupções serão por tempo indeterminado, até que o nível da água possa baixar e viabilizar os serviços de limpeza e manutenção necessários para o retorno operacional.

Várias aeronaves civis estão realizando ajuda humanitária às vítimas que estão ilhadas em diversos pontos do estado, fazendo com que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) emitisse um comunicado especial em seu site, alertando para a consulta aos Notams (Aviso aos Aeronavegantes) de números  E2608/24 até E2616/24.

Além do aeroporto, diversas vias que ligam o Centro da cidade ao terminal também estão alagadas. A região norte de Porto Alegre permanece em estado de atenção, após uma das comportas do lago Guaíba ter se rompido, com risco para inundação de grande área da Região Metropolitana.

Confira a íntegra do comunicado da Fraport:

"A Fraport Brasil – Porto Alegre informa que, devido ao elevado volume de chuvas que atingem o Rio Grande do Sul nos últimos dias, e para garantir a segurança de funcionários e passageiros, as operações de pouso e decolagem estão suspensas no Porto Alegre Airport, por tempo indeterminado. Aos passageiros, pedimos que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os seus voos".

Pelo menos duas companhias aéreas, Latam Airlines e Azul Linhas Aéreas, anunciaram flexibilização para a remarcação de voos de/para POA, sem a cobrança de multas e de taxas.

Por Micael Rocha
Publicado em 03/05/2024, às 23h37


Mais Notícias