AERO Magazine
Busca

Menos poluentes

[Vídeo] Iberia passa a rebocar aviões com tratores elétricos

Sistema é operado por controle remoto e reduz emissões de gás carbônico em até 23 toneladas por ano


Airbus A320 da Iberia é rebocado por trator elétrico

Trator elétrico pode rebocar até 28 aviões da família Airbus A320 antes de ser recarregado

Mesmo com a crise do coronavírus ter afetado duramente todo o setor da aviação, a Iberia passou a apostar na inovação e na sustentabilidade ao incorporar tecnologia limpa de ponta em suas operações. A empresa espanhola incorporou um novo sistema de reboque para suas aeronaves nos aeroportos de Madrid e Barcelona, através de veículos denominados “Green Pushback”.

O sistema é composto por um trator elétrico operado por controle remoto e destinado a rebocar aeronaves de médio porte. O modelo Mototo Spacer 86000 permite rebocar aeronaves de fuselagem estreita como os Airbus A319, A320 e A321. Além da movimentação de pátio, os novos tratores elétricos também serão utilizados para realizar o taxi de aeronaves para os hangares de manutenções em Madri e Barcelona. 

De acordo com a empresa, cada veículo pode reduzir de forma direta a emissão de carbono em até 23 toneladas por ano, além de ampliar a segurança operacional com melhor orientação dos veículos. O objetivo da empresa é ter oito unidades deste novo equipamento até o final do mês de outubro.

Os novos veículos elétricos possuem uma grande autonomia e sua bateria de 80V permite taxiar até 28 aviões sem a necessidade de recarga. A Iberia afirma que a adoção do sistema é o resultado de um trabalho nos últimos quatro anos, onde foram analisadas uma série de soluções inovadoras e sustentáveis, que incluiu a renovação de mais de 80% de sua frota de veículos, sendo que 40% dos foram substituídos por modelos elétricos em toda a rede de aeroportos espanhóis que oferecem esta possibilidade.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 16/10/2020, às 15h30 - Atualizado às 19h03


Mais Notícias