AERO Magazine
Busca

Mais lançamentos da Textron

Um jato de negócios com janela no teto, conheça o CJ4 Gen2

Atualização ampliou o conforto e inseriu recursos normalmente presentes em aeronaves de grande porte


Lavatório do CJ4 Gen2

Novas janelas no teto ampliam iluminação solar e criam ambiente mais agradável em voo

A Textron anunciou nesta terça-feira (9) a atualização do Citation CJ4, com o lançamento da segunda geração do popular jato de negócios. O modelo designado como CJ4 Gen2 recebeu algumas melhorias no projeto, como uma nova escada e corrimão e janelas no teto do lavatório.

As chamadas CoolView Skylights são duas janelas no teto para melhor aproveitamento da luz natural. Um projeto similar foi adicionado ao programa Falcon 6X da Dassault, mas o avião ainda não iniciou a campanha de ensaios em voo. A nova janela fornecerá iluminação natural no lavatório e área traseira da cabine.

“Uma novidade para os jatos Citation são os CoolView Skylights, janelas no teto para melhor aproveitamento da luz natural, e uma pia opcional no lavatório”, disse Christi Tannahill, vice-presidente sênior de experiência do cliente.

Um dos maiores desafios da Textron tem sido o que o setor chama de ‘presença de rampa’, ou seja, o impacto que o avião causa estacionado em um aeroporto próximo de rivais. Considerado um diferencial de venda, a Textron tem trabalhado para evoluir a capacidade de impressionar a sua família CJ, aliado a melhorias de acabamento e de ergonomia interna. A família CJ enfrenta o desenho mais atual dos seus rivais, como os brasileiros Phenom, da Embraer, e o nipoamericano HondaJet.

Visando atrair novos clientes, uma das principais melhorias foi adicionada a escada Airstair, redesenhada com degraus mais baixos, largos e iluminados individualmente, permite maior segurança no embarque e desembarque, além de contar com luz cortesia personalizável.

A Textron ainda realizou mudanças no interior como melhor espaçamento nas laterais do assento rebatíveis, a galley foi remodelada para melhorar a ergonomia e existe uma bancada e pia totalmente novas no toalete.

A aeronave oferece um sistema de gerenciamento de cabine wireless reformulado. Como parte do novo sistema, os passageiros também podem controlar a iluminação da cabine, as cortinas e a temperatura da cabine a partir de seus próprios dispositivos móveis.

Interior recebeu uma série de melhorias e novo layout mais ergonômico

O Cessna Citation CJ4, obteve a certificação da Federal Aviation Administration (FAA) em 2010, continua sendo uma aeronave do tipo 525C e já recebeu a certificação do interior do CJ4 Gen2. Assim, a Textron já está apta a receber encomendas para o Cessna Citation CJ4 Gen2, com entregas imediatas.

Saiba mais...

Embora ainda exista alguma apreensão com o futuro de curto prazo no segmento de aviação de negócios, a Textron tem mantido a confiança no mercado. Mesmo diante do cenário turbulento de 2020, o fabricante anunciou uma série de lançamentos, como os novos King Air, o primeiro voo do SkyCourier e agora o novo interior do CJ4.

“Durante a pandemia de covid-19, a Textron foi a fabricante que trouxe mais novidades ao mercado, com a evolução da família King Air, 260 e 360, os avanços dos modelos SkyCourier e Denali que estão em breve no mercado, e agora com o Citation CJ4 Gen2”, destacou Leonardo Fiuza, presidente da TAM AE.

O Cessna Citation CJ4 Gen2 tem alcance de 1.926 nm (3.567 km) e velocidade máxima de cruzeiro de 451 nós (835 km/h). O modelo é certificado para operar com um único piloto e tem capacidade para até dez passageiros, com capacidade de bagagem de 472kg.

Galeria

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 09/02/2021, às 13h00 - Atualizado em 10/02/2021, às 11h50


Mais Notícias