AERO Magazine
Busca

Sucesso em combate

Ucrânia recebe mais unidades de drone turco eficaz no combate contra os russos

A entrega aconteceu na Polônia, pois além do conflito, a Ucrânia está com espaço aéreo fechado


Drone TB2 pode desempenhar diversas missões, inclusive de ataque ar-solo - Baykar
Drone TB2 pode desempenhar diversas missões, inclusive de ataque ar-solo - Baykar

A Ucrânia recebeu mais unidades do veículo aéreo não tripulado (UAV ou drone) turco Baykar Bayraktar TB2. A informação foi confirmada pelo ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, no último dia 2 de março.

Devido ao conflito na Ucrânia e o espaço aéreo do país estar fechado, os turcos entregaram os UAV na Polônia, que faz fronteira com o território ucraniano.

“A quantidade de ajuda que estamos recebendo está aumentando. A Ucrânia já recebeu e colocou em espera de combate novos Bayraktar”, anunciou Reznikov.

Antes do conflito com os russos, a Ucrânia operava seis unidades do drone militar turco, mas devido à alta demanda do combate se fez necessário a aquisição de mais unidades.

Segundo a Ucrânia, o TB2 tem tido alguns sucessos em ataques a comboios russos, alguns vídeos que circulam pela internet parecem mostrar as ações com êxito do drone (veja no vídeo abaixo).

A aeronave pode desempenhar diversas missões como: vigilância aérea, reconhecimento e ataques. De acordo com o site Janes, o UAV pode transportar uma carga de até 55kg (que podem ser sistemas, câmeras e armas).

O Bayraktar TB2 tem uma envergadura de 12 metros, um comprimento de 6,2 metros, um teto operacional de 30.000 pés e uma autonomia de 24 horas.

Contudo, os ucranianos também estão sofrendo baixas. Perdas de ambos os lados sejam de equipamentos e soldados, estão ocorrendo. Porém, cada lado divulga informações afirmando seu ponto de vista e negando as declarações do outro.

Em um vídeo compartilhado pelo Ministério da Defesa da Rússia é possível ver que um UAV russo Inokhodets que fez um ataque bem sucedido a uma estrutura militar ucraniana.

Saiba Mais...

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia está em seu nono dia, suscetíveis ataques pelos russos estão acontecendo principalmente contra infraestruturas militares.

Algumas regiões já estão sob controle da Rússia, por exemplo, a usina nuclear de Chernobyl. As tentativas são de invadir e ocupar as principais cidades da Ucrânia. A cidade de Kherson já foi tomada por tropas russas e Mariupol está cercada. Contudo, a capital Kiev e a grande cidade de Kharkiv ainda não foram ocupadas.

Entretanto, as forças da Ucrânia estão resistindo mas do que esperando e dificultando alguns avanços russos, principalmente na região norte.

Por causa da escalada do conflito a Otan decidiu pela primeira vez ativar sua força de defesa, isso significa que militares da aliança vão ficar em alerta máximo e a presença das forças soldados, veículos bélicos, caças e helicópteros em países próximos à Ucrânia já está acontecendo.

Vale ressaltar que as forças da aliança não vão entrar no país, pois Kiev não faz parte da organização militar.

Outra iniciativa é o fornecimento de armas ao governo ucraniano. A União Europeia e vários países do leste europeu já anunciaram o envio de armamentos para a Ucrânia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 04/03/2022, às 12h25


Mais Notícias