MQ-4C Triton australiano é o mesmo que será usado pela marinha dos EUA
Entre as missões que poderão ser executadas pelos MQ-4C estão vigilância e reconhecimento | Foto: Northrop Grumman
A Northrop Grumman Corporation completou a montagem da fuselagem do primeiro drone MQ-4C Triton, da Real Força Aérea Australiana (Raaf), divulgou o fabricante norte-americano em nota.
A entrega do primeiro MQ-4C Triton para a Raaf está prestes a ocorrer, quando entregue, os drones terão capacidade de vigilância, reconhecimento e capacidade de seleção de alvos marítimos, entre outras.
“Estou ansioso para ver nosso primeiro Triton sair da linha de produção e, em seguida, começar a voar nos céus australianos em 2024. Essa capacidade ampliará a capacidade da Austrália de ver e compreender nossas abordagens marítimas ao norte e também ao sul até a Antártica”, disse Jason Lind, capitão da força aérea.
Vale considerar que o MQ-4C Triton da Raaf é o mesmo que será empregado pela marinha dos Estados Unidos, o que vai possibilitar que ambas as forças de cada país “compartilhem dados e mantenham inteligência autônoma”, enfatizou a nota do fabricante.
“Este marco importante destaca a parceria de sucesso entre nossas duas grandes nações e reflete o trabalho colaborativo entre a indústria e o governo”, completou Josh Guerre, gerente do programa de sistemas de aeronaves não tripuladas marítimas.
Os laços de defesa entre os Estados Unidos e a Austrália têm se alinhado nos últimos anos, exemplo disso, é o recente acordo Akus, que reúne os EUA, Austrália e Reino Unido na produção de submarinos. Além disso, os militares australianos operam em sua força aérea caças F/A-18E/F Super Hornet, o furtivo F-35A e na aviação de transporte o C-17 Globemaster III.
Por André Magalhães
Publicado em 21/12/2021, às 17h40
+lidas