AERO Magazine
Busca

Em breve nos céus australianos

Futuro drone militar da Austrália está em fase final de montagem

MQ-4C Triton australiano é o mesmo que será usado pela marinha dos EUA


Entre as missões que poderão ser executadas pelos MQ-4C estão vigilância e reconhecimento | Foto:  Northrop Grumman 

A Northrop Grumman Corporation completou a montagem da fuselagem do primeiro drone MQ-4C Triton, da Real Força Aérea Australiana (Raaf), divulgou o fabricante norte-americano em nota.

A entrega do primeiro MQ-4C Triton para a Raaf está prestes a ocorrer, quando entregue, os drones terão capacidade de vigilância, reconhecimento e capacidade de seleção de alvos marítimos, entre outras.

“Estou ansioso para ver nosso primeiro Triton sair da linha de produção e, em seguida, começar a voar nos céus australianos em 2024. Essa capacidade ampliará a capacidade da Austrália de ver e compreender nossas abordagens marítimas ao norte e também ao sul até a Antártica”, disse Jason Lind, capitão da força aérea.

Vale considerar que o MQ-4C Triton da Raaf é o mesmo que será empregado pela marinha dos Estados Unidos, o que vai possibilitar que ambas as forças de cada país “compartilhem dados e mantenham inteligência autônoma”, enfatizou a nota do fabricante.

“Este marco importante destaca a parceria de sucesso entre nossas duas grandes nações e reflete o trabalho colaborativo entre a indústria e o governo”, completou Josh Guerre, gerente do programa de sistemas de aeronaves não tripuladas marítimas.

Os laços de defesa entre os Estados Unidos e a Austrália têm se alinhado nos últimos anos, exemplo disso, é o recente acordo Akus, que reúne os EUA, Austrália e Reino Unido na produção de submarinos. Além disso, os militares australianos operam em sua força aérea caças F/A-18E/F Super Hornet, o furtivo F-35A e na aviação de transporte o C-17 Globemaster III.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 21/12/2021, às 17h40


Mais Notícias